Gestão De Recebiveis, Credito E Cobranças
Monografias: Gestão De Recebiveis, Credito E Cobranças. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiobats • 15/9/2013 • 288 Palavras (2 Páginas) • 893 Visualizações
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
GESTÃO DE CAPITAL DE GIRO
ETAPA 1 – Fundamentos da Gestão de Capital de Giro
A área de finanças é dividida em âmbitos macro e micro. O âmbito macro de finanças refere-se a economia. O âmbito micro de finanças refere-se às finanças das organizações, que podem ser em curto prazo e longo prazo. No curto prazo, as finanças empresariais contemplam o capital de giro.
Alberto (apud MATIAS, 2007, p. ) considera que “O ciclo financeiro, se bem dimensionado e administrado, permitirá à empresa a geração de suficiente liquidez e lucratividade, necessárias à sua sobrevivência e prosperidade. O montante de recursos necessários para a manutenção desse ciclo rotineiro é representado pelo capital de giro, e é este que irá permitir, por fim, a materialização dos fatores citados: liquidez, lucratividade, sobrevivência e prosperidade. Assim, o capital de giro refere-se aos recursos financeiros, próprios ou de terceiros, necessários para sustentar as atividades operacionais, no dia-a-dia das empresas.”
A gestão de capital de giro tem participação de grande importância no desempenho operacional de uma empresa, pois através dela serão financiado as atividades da empresa. Uma má gestão do capital de giro traz sérias e desastrosas consequências financeiras para empresa, contribuindo para uma situação de insolvência.
Com isso, vemos com o balanço patrimonial que apuramos, tivemos a liquidez positiva, isto significa que a empresa possui ativos suficientes para quitar as obrigações de curto prazo, porém numa liquidez imediata a empresa não honra com 100% das contas, mas o capital de giro líquido é positivo.
Através de uma boa gestão do capital giro é possível trazer bons resultados e preservar a saúde financeira da empresa, pois envolve um processo continuo de tomada de decisões voltadas principalmente, para preservação da liquidez da empresa, que consequentemente afeta a rentabilidade.
...