Gestão De Transportes
Ensaios: Gestão De Transportes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AFigueira • 29/7/2014 • 1.175 Palavras (5 Páginas) • 222 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância (AD)
Disciplina: Gestão de Transportes
Curso:
Professor:
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Durante muito tempo, o modo principal de embarque, transporte e desembarque de carga foi a movimentação da carga fracionada. Entretanto, nos últimos anos temos utilizado a unitização. A unitização, como você estudou, é o agrupamento de cargas em grupos de mercadorias com peso, tamanho e formato distintos em cargas de volumes unitários. Como você viu no livro didático, as formas mais comuns de unitização são os pallets e os contêineres.
Com base nestas considerações, no conteúdo do material didático desta disciplina e pesquisas em outras fontes, faça um texto comentando os seguintes aspectos:
a. Sobre unitização de cargas: conceito; principais sistemas; tipos de unitização; vantagens e desvantagens. (4,0 pontos)
O embarque na forma conjunta é denominado unitização de carga e costuma ser mais rápido. Nesta foram, diversas mercadorias são colocadas dentro de uma mesma unidade de transporte, que pode ser qualquer equipamento adequado e esta operação.
As cargas unitárias devem ter o maior tamanho possível, desde que este tamanho seja compatível com os equipamentos de movimentação.
Essas cargas são divididas em carga geral ou em granel. As cargas gerais podem ser embaladas em caixas de papelão, como carnes congeladas, como automóveis; já as cargas em granel são soltas, como grãos. Essas cargas podem ser embarcadas de forma individual ou conjunta.
Vantagens: Diminuição das avarias e roubos de mercadorias; incentivo da aplicação do sistema porta a porta; melhoria no tempo de operação de embarque e desembarque; minimização de custo hora/ homem.
Desvantagem: Auto grau de padronização; espaços vazios; equipamentos e treinamentos.
b. Sobre contêineres: conceito; história; carregamento de contêineres; tipos contêineres; empresas na área. (3,0 pontos)
Contêiner é um recipiente, construído em aço, alumínio e fibra, criado para o transporte unitizado de mercadorias e suficientemente forte para resistir ao uso repetitivo.
Durante séculos de comércio internacional, os seus precursores, chineses, árabes e europeus, não haviam conseguido criar uma forma não só de evitar as enormes perdas no transporte com as quebras, deteriorações e desvios de mercadorias, como também de agilizar e reduzir o custo das operações de carga e descarga. Somente em 1937, o americano Malcom Mc Lean, então com pouco mais de 20 anos, motorista e dono de uma pequena empresa de caminhões, ao observar o lento embarque de fardos de algodão no porto de Nova Iorque, teve a idéia de armazená-los e transportá-los em grandes caixas de aço que pudessem, elas próprias, serem embarcadas nos navios. Com o tempo, Mc Lean aprimorou métodos de trabalho e expansão de sua companhia, a Sea-Land (depois Maersk-Sealand), tornando-a uma das pioneiras do sistema intermodal, abrangendo transporte marítimo, fluvial, ferroviário, além de terminais portuários. O container, hoje visto não só em todos os portos e adjacências, mas também em caminhões, nas estradas e em longas fileiras de vagões em ferrovias é um fantástico sistema de transporte responsável pela movimentação de 95% da carga geral hoje conduzida pela frota mercante mundial.
* Carregamento final, inclusão completa - Dry Box
O container básico intermodal com portas no final, acomodáveis para cargas gerais não requerendo controle de meio ambiente quando em rota. Usado para cargas gerais secas existentes, como alimentos, Roupas Móveis, etc.
Ventilado - Equipado com portas ventiladas nos finais ou laterais, e usadas para cargas geradas de calor, que requerem de proteção contra avarias de condensação (sudação). Versões com ventilação de ar elétrica são disponíveis. Ventiladores são normalmente encaixados com defletores para previnir a entrada de água de chuva ou do mar - Igual ao Dry Box. Usado para Cacau e Café.
* Carregamento lateral, inclusão completa.
Equipado com porta lateral para uso em acondicionamento em descarga de carga onde não seja prático o uso de portas finais, também quando o container necessita permanecer nos trilhos enquanto a carga e colocada ou removida do container.
* Abertura de Topo – Open Top
Usado para carretos pesados, ou itens desajeitosos onde o carregamento ou descarregamento da carga através das portas finais e laterais seja impraticável.
A maioria dos containers é equipada com cobertura de tecido e são sempre indicados como container de topo “suave” ou “rude”. Alguns containers de abertura de topo são encaixados com cobertura
...