Gestão Democrática
Ensaios: Gestão Democrática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: karuzekauana • 22/9/2013 • 3.799 Palavras (16 Páginas) • 318 Visualizações
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: SEUS (DES) ENCONTROS
Kauana Karuze da Silveira Xavier
Leomar Kieckhoefel
RESUMO
O presente artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de problematizar algumas questões, tendo como referência a Gestão Democrática Escolar e seus (DES) encontros com o Projeto Político Pedagógico. Visa instigar a necessidade de construir uma relação entre os indivíduos e destes com os grupos, sejam eles formais ou informais, para atender as expectativas do mundo moderno, em uma arena que para nosso entendimento passaremos a chamar de instituição escolar. A Gestão Democrática Escolar será concebida na perspectiva da participação de todos os envolvidos no processo educacional e de forma mais específica no espaço escolar. A escola deve investir no reconhecimento dos colaboradores, na construção do Projeto Político Pedagógico, e que estes através de projetos, conseguiram vislumbrar sua evolução e seu futuro, acreditando nas políticas vigentes. A concretização de uma prática de Gestão Democrática, participativa, portanto coletiva, exige uma ruptura com a cultura autoritária que perpassa a própria história da escola e encontra-se arraigado em nosso meio social. Assim, para entender os limites e as possibilidades de mudanças exige conhecer o sistema, as políticas educacionais e a realidade escolar no seu contexto.
Palavras-Chaves: Gestão Democrática Escolar. Projeto Político Pedagógico. Educação.
1 INTRODUCÃO
Falar em gestão democrática é associá-la ao projeto de escola, de educação e de sociedade. Antes de tudo é uma opção estratégica relacionada com o projeto social no qual a escola e a educação estão inseridas.
Nenhum País alcança pleno desenvolvimento, se não garantir, a todos os cidadãos, em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna de qualidade física, psicológica, social e econômica. A educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.
A construção do Projeto Político Pedagógico é uma discussão que vem sendo realizada nas escolas/instituições ao se pensar numa forma de orientar e organizar os trabalhos, rompendo com velhos paradigmas e práticas individuais e desvinculadas da realidade escolar e do seu entorno.
O Projeto Político Pedagógico é o plano global da instituição. Pode ser entendido como a sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se aperfeiçoa e se objetiva na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar, a partir de um posicionamento quanto à intencionalidade e de uma leitura da realidade. Trata-se de um importante caminho para a construção da identidade da instituição. É um instrumento teórico-metodológico para a transformação da realidade. Enquanto processo, implica a expressão das opções da instituição, do conhecimento e julgamento da realidade, bem como das propostas de ação para concretizar o que se propõe a partir do que vem sendo; e vai além: supõe a colocação em prática daquilo que foi projetado, acompanhado da analise dos resultados.
A Gestão Democrática Escolar se fundamenta na constituição de um espaço público de direito, que deve garantir a ocupação de novos espaços até agora dominados por organização de tipo hierárquico ou burocrático. Pois ao mesmo tempo em que a sociedade se democratiza, faz-se necessário que as instituições que a compõem passem pelo mesmo processo. E a escola é uma dessas instituições a ser ocupada e um elemento importante para o fortalecimento da sociedade civil e o exercício da cidadania.
Para compreensão da Gestão Democrática Escolar como direito de participação, precisamos antes, entender a escola como uma instituição social que, de acordo com a nossa legislação tem como função primeira a formação de cidadãos para participar conscientemente da sociedade em que vivem. Assim, para que a escola possa dar essa formação, ela precisa vivenciá-la no seu interior de forma concreta.
Ao longo deste trabalho serão discutidos os meios para implementação da gestão democrática na escola, sendo entendida como o caminho para a construção da cidadania de fato. Também o processo do Projeto Político Pedagógico com uma reflexão inicial sobre seu significado e sua importância ao encontro com a Gestão Democrática Escolar.
2 GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
Uma escola para ser de qualidade tem que ser democrática. A gestão democrática se fundamenta na constituição de um espaço público de direito, que deve garantir a ocupação de novos espaços até agora dominados por organização de tipo hierárquico ou burocrático. Pois o mesmo tempo em que a sociedade se democratiza, faz-se necessário que as instituições que a compõem passem pelo mesmo processo. E a escola é uma dessas instituições a ser ocupada e um elemento importante para o fortalecimento da sociedade civil e o exercício da cidadania.
A gestão assim associa-se ao fortalecimento da ideia e democratização do aspecto pedagógico da escola, compreendido como participação de todos nas decisões e na sua efetivação. A democratização necessita de uma autonomia da escola, mas uma autonomia que esteja vinculada a uma política geral de estado, senão perde-se o sentido mais importante que a escola pública tem que é seu sentido público de atendimento a todos.
A escola segundo Silva (1995) pode ser entendida como o lugar onde se cultiva o aprender a aprender, um privilegiado espaço de convivencialidade, e quem trabalha com educação precisa estar sempre melhor preparado diante de novos desafios.
O gestor de uma escola precisa ser portador de profundos conhecimentos pedagógicos para que se tenha a capacidade de compreender o universo escolar em sua totalidade. Para este profissional é necessário à capacidade de viabilizar a articulação das políticas de formação com a de gestão além de se ter uma visão estratégica e holística, sobretudo, no que tange a construção do projeto político pedagógico que é uma ferramenta que possibilita gestão
...