Gestão Estrategico
Trabalho Universitário: Gestão Estrategico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vivianebordello • 18/3/2015 • 745 Palavras (3 Páginas) • 266 Visualizações
Desta forma, visando diminuir este impacto no meio ambiente, e a construção civil tem caminhado rumo ao desenvolvimento sustentável, haja vista tratar-se de um setor importante da economia, essencial ao desenvolvimento econômico do país.
Assim, uma série de medidas está sendo colocada em prática, desde a utilização de fontes de energia alternativa a adoção de materiais não tóxicos, recicláveis ou biodegradáveis, bem como soluções inteligentes para a redução do impacto ambiental, fruto das edificações.
Dentre outras, podemos citar o reaproveitamento da água e a utilização de energia solar como importantes aliados na redução do consumo dos recursos naturais. O que antes descia ralo abaixo rumo aos esgotos, agora é reaproveitado para utilização em jardins, garagens e áreas externas, para aguar plantas, lavar carros e calçadas, respectivamente. Neste mesmo rumo, a utilização de energias limpas, como a solar, eólica e a iluminação natural dos ambientes, tem contribuído bastante para a diminuição dos impactos obtidos n meio ambiente, desde sua geração.
Hoje existem duas linhas de raciocínio quanto á construção sustentável: o de pesquisas em tecnologias alternativas, visando o uso de matérias primas pouco processadas, como pedra, palha, bambu ou terra crua, por exemplo: e o de empreendimentos verdes, tanto na aparência quanto no processo construtivo, com a utilização de energias alternativas, ambientes com iluminação natural e reutilização de recursos.
Segundo o Sebrae, 2013, sabe-se que a construção civil no Brasil, atualmente, apropria-se de 40% a 75% do que é extraído do meio ambiente. Além desta grande fatia de utilização dos recursos naturais extraídos, restam os impactos sofridos pelo meio ambiente, oriundos da poluição ocasionada pela escolha dos materiais de construção: materiais químicos prejudiciais à saúde ou ao meio ambiente, como amianto, CFC, HCFC, formaldeído, policloreto de vinila (PVC), tratamento de madeiras com CCA, dentre outros, por exemplo.
2.2 SEGUNDO PASSO
A dimensão econômica é a capacidade de produção, distribuição e utilização equitativa dos recursos naturais.
Gestão estratégica.
Objetivo
Ação
Resultado esperado
Desenvolvimento estável econômico sustentável
Implementação de políticas públicas – políticas setorial
Produtos e sistemas de melhor desempenho ambiental – fomento
Emissão de parecer técnico
Análise da infraestrutura do entorno
Verificações de necessidades dos públicos envolvidos
Estudo de viabilidade do projeto
Boa avaliação de sustentabilidade do projeto e da obra
Planejamento
Objetivo
Ação
Resultado esperado
Boa gestão de recursos naturais
Fontes renováveis
Substituição de fontes não renováveis por energia renovável
Consolidação da empresa a longo prazo
Planejamento
Visão de mercado
Segmentar o mercado
Vantagem competitiva
2.3 TERCEIRO PASSO
A dimensão ambiental, por sua vez, está associada aos possíveis impactos que a empresa possa causar ao meio ambiente, como resíduos e poluição provocados pela atividade empresarial e seus danos à saúde humana.
Reaproveitamento dos recursos naturais
Objetivo
Ação
Resultado esperado
Diminuir gastos
Reciclagem
Evitar desperdícios de recursos naturais
Reaproveitamento dos recursos hídricos
Tecnologias alternativas
Energia alternativa
Iluminação natural
Diminuir o consumo de energia elétrica
Energia solar
Utilização de energia limpa
Gestão de resíduos sólidos
Objetivo Ação resultado esperado
Diminuir o impacto ambiental
Coleta seletiva dos resíduos de construção e demolição
Destinação
...