Gestão Estratégica De Pessoas Atividade 5
Exames: Gestão Estratégica De Pessoas Atividade 5. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mamagila • 10/4/2014 • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 763 Visualizações
• Pergunta 1
0 em 0,2 pontos
Gestão do Conhecimento é o assunto do momento nas grandes empresas do Brasil e do mundo. Não se fala em outra coisa. É que os grandes empresários e executivos perceberam que a informação e o conhecimento são hoje as verdadeiras fontes do poder e de riqueza mundial. Ou seja, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir ideias e soluções criativas e inovadoras. Ser criativo é ter ideias novas e ser inovador é tornar úteis estas ideias novas.
Exemplo de empresa onde o conhecimento vale muito e as máquinas pouco representam: a Microsoft. A empresa de Bill Gates possui um ativo tangível (máquinas, equipamentos, prédios) de 37 bilhões de dólares e um ativo intangível (o conhecimento) de aproximadamente 300 bilhões de dólares.
Na prática, isso significa que o conhecimento que os funcionários da Microsoft têm multiplicam em quase 10 vezes o valor da empresa , ressalta Heitor Pereira, presidente da SBGC Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, uma Ong que desde maio de 2001 cumpre a missão de disseminar as práticas de Gestão do Conhecimento entre as organizações brasileiras, tanto no setor privado quanto público.(www.administradores.com.br)
Quando se fala em gestão do conhecimento, pressupõe-se que exista um conceito bem definido do que venha a ser exatamente conhecimento . Com relação ao conhecimento, pode-se afirmar que: Assinale a afirmação correta:
Resposta Selecionada: b.
É orientado para a ação, mas não está em constante mutação.
Resposta Correta: c.
É orientado para a ação e está em constante mutação.
Feedback da resposta: O conhecimento pode ser visto como conjunto de informações reconhecidas e integradas pelas pessoas dentro de um esquema pré-existente. Isto significa que as informações são transformadas em conhecimento por meio da intervenção das pessoas, ou seja, através de sua ação. Conhecimento significa a compreensão de todas as dimensões da realidade, captando e expressando essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral. Deste modo é um processo dinâmico e em constante mutação.
• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Um dos principais objetivos da Tecnologia da Informação (TI) atualmente é apoiar esforços para administrar e alavancar o conhecimento organizacional. A gestão do conhecimento é um novo modo de pensar sobre como organizar e compartilhar os recursos intelectuais e criativos de uma organização. Portanto, para que se implemente uma estratégia de gestão de conhecimento, considerando as pessoas e a sistematização de informações, é preciso:
I. Identificar o capital intelectual da empresa e o conhecimento de especialistas externos para destacar problemas ou oportunidades para tornar a organização mais competitiva;
II. Desenvolver redes para ligar pessoas de modo que o conhecimento tácito possa ser compartilhado;
III. Desenvolver um sistema de documentos eletrônicos que codifique, armazene,dissemine e permita a reutilização do conhecimento.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Resposta Selecionada: d.
III
Resposta Correta: b.
III
Feedback da resposta: A gestão do conhecimento é entendida como um conjunto de atividades responsáveis por criar, armazenar, disseminar e utilizar eficientemente o conhecimento na organização. Nesse processo, a tecnologia, é um fator-chave, consistindo na adoção de ferramentas e métodos que objetivam facilitar a captação, estruturação e disseminação do conhecimento, anteriormente desestruturado e disperso na organização, ou restrito a poucas pessoas por meio de manuais e normas complexos. Computadores, redes e softwares são ferramentas que estão sendo disponibilizadas para criar, armazenar, resgatar e distribuir conhecimentos. São meios para a disseminação do conhecimento explícito da organização.
• Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
A Siemens está no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do País, com suas atividades agrupadas em três setores estratégicos Indústria, Energia e Saúde enquanto a Siemens IT Solutions and Services atua nos três campos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com 10.170 colaboradores, seis centros de pesquisa, desenvolvimento e engenharia, treze unidades fabris e doze escritórios regionais de vendas e serviços.
A empresa é referenciada como um exemplo de boas práticas na área da gestão de conhecimento. Definida como uma Rede Global de Inovações, para a Siemens a Gestão do Conhecimento é fundamental para a inovação. Para se focar em produtos, serviços, e ideias novas, de acordo com a empresa, é necessário ter alta capacidade de: aprendizagem; de gestão do capital intelectual e de criar dinamicamente redes de pessoas criativas.
Como afirma o próprio presidente da Siemens, Enrich Von Pierer: "Nossa prioridade é gerenciar e colocar em rede o nosso conhecimento interno, de forma a nos tornar ainda mais eficientes e proporcionar maiores benefícios aos nossos clientes.[...] Como resultado, somos capazes de aprender mais rapidamente e podemos concentrar a nossa força inovadora no desenvolvimento de novos produtos e serviços." (Fonte: portal da SIEMENS)
Na gestão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e a sistematização de conceitos são, respectivamente, exemplos de: Assinale a alternativa correta
Resposta Selecionada: a.
Socialização e Combinação.
Resposta Correta: c.
Socialização e Combinação.
Feedback da resposta: A socialização é um processo de compartilhamento de conhecimentos através da experiência. É primordial a existência de uma experiência anterior de ambas as partes. Por sua vez a combinação envolve a junção de conjuntos diferentes de conhecimentos
...