Gestão da Distribuição
Seminário: Gestão da Distribuição. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitortolini • 2/10/2013 • Seminário • 1.741 Palavras (7 Páginas) • 351 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina: Gestão da Distribuição
Curso: LOGÍSTICA
Professor: MOACIR FOGAÇA
Nome do aluno:
Data:
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 ( 2,5 pontos)
1) De acordo com Zinn (1998), o Cross Docking combina a administração de estoques com o processamento de informações para criar um sistema capaz de reabastecer com freqüência um grande número de pontos de entrega. A combinação entre movimentação e informação é permanente, isto porque, se houver o envio não coordenado de encomendas, o estoque em trânsito pode aumentar, necessitando assim de maior espaço para armazenagem. Desta forma, o Cross Docking não funcionará de maneira eficiente. As principais ferramentas e práticas da tecnologia de informação que são importantes para o Cross Docking são EDI, ECR, Código de Barra, Scanning, Rádio Freqüência e WMS.
Baseado no texto responda a seguinte questão:
1) Pesquise na internet e apresente sua pesquisa e discorra sobre quais os significados e como funcionam o EDI, ECR no contexto de uma Cadeia de Suprimentos.
RESPOSTA
Cada vez mais as empresas se integraram para buscar melhorias nos serviços. E uma das ferramentas utilizadas é a reposição contínua. Que busca a eficiência da reposição de produtos para atender o consumidor. E eficiência busca atender com qualidade, preços justos e custos baixos. Ou seja: o produto certo, no lugar certo, na hora certa, pelo preço competitivo. Ou seja, o cliente tem que ter o produto mais com um bom preço, com qualidade e principalmente no momento em que se quer comprara.
A reposição contínua é uma das práticas do ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor). Cuja estratégia é juntar esforços da cadeia de abastecimento para dar maior valor ao cliente.
É a integração da indústria e do comércio visando atender as necessidades do consumidor da melhor forma, com mais rapidez e menor custo. Busca aperfeiçoar a negociação entre a indústria e o varejo. A reposição contínua geralmente é realizado por três formas de fluxo físico, quanto a reposição das lojas: Entrega Centralizada via centro de distribuição, Cross Docking (Em centros, mas já destinados a responder um pedidos) ou DSD (Entrega loja a loja).
A responsabilidade pela gestão de estoque e controle de pedidos é crucial para o sucesso da empresa. E essa gestão pode ser de dois pontos diferente: Primeiro no varejo – RMI (Gerenciamento de estoque no varejo) – Modelo tradicional que o varejista calcula a necessidade e faz um pedido para o fornecedor. Segundo no fornecedor ou indústria – VMI (Gerenciamento de estoque na indústria) – Nesse modelo o varejo passa a posições do estoque, das vendas e/ou previsão de vendas. E o fornecedor calcula as quantidades para serem repostas.
Para que tudo isso funcione de forma eficiente e precisa é fundamental a TI; através da EDI (troca eletrônica).
Baseado no comportamento do consumidor e nos dados colhidos, as informações são compartilhadas através da EDI em uma mesma plataforma. A empresa recebe as informações e montam um histórico de vendas, permitindo gerar assim um pedido automático com base em algum algoritmo de reposição.
Se um produto chegar a um nível de estoque mínimo o programa acusa automaticamente a necessidade.
Juntos e harmônicos geram um alto nível de serviço; reduz a quantidade de estoque; reduz a falta de produtos; entregar as informações da Nota Fiscal digital, agilizando o processo de conferência, reduzindo as divergências e a necessidade de despesas pessoais com controle de entrada e baixa de pagamentos; trona mais ágil o processo de retirada de produtos pela transportadora, proporcionando redução no custo do transporte.
Questão 2 ( 2,5 pontos)
2) Considere que uma carreta com carga fechada ou seja, plenamente carregada saiu de São Paulo Com destino a Florianópolis, trazendo carga para 5 clientes diferentes, mas com a carga perfeitamente identificada e com a correspondente nota fiscal. Esta transferência de material está usando o sistema de distribuição por cross docking.
Com base nos conhecimentos adquiridos nesta unidade de aprendizagem explique o que é este sistema e quais as vantagens apresentadas por ele.
RESPOSTA
Esse sistema é de reposição contínua e eficiente, como mencionado na questão anterior. E essa reposição está sendo feita pelo fluxo CROSS DOCKING. Que é a reposição de produtos para centros de distribuição, sem estocagem, com o mínimo de manuseio possível e deslocado para os clientes e consumidores. As mercadorias chegam aos centros de distribuição destinados a responder os pedidos feitos pelas lojas. É uma operação dentro do sistema de distribuição, onde os produtos chegam em veículos, são recepcionados, separados e posteriormente encaminhado para outros veículos com destino ao consumidor final, eliminando assim a etapa de armazenamento. Isso é vantajoso em mercadorias que possuem alto custo de estocagem (Ex: perecíveis)
As vantagens de não se precisar trabalhar com estoques altos; e diminuição dos espaços dos armazéns; redução do tempo para as operações de movimentação dos materiais dentro das próprias zonas de armazenagem ou dos centros de distribuição, redução dos períodos de tempo desde a recepção dos pedidos do cliente até à entrega; redução de custo de manuseios ; melhorias em termos de eficiência e eficácia da gestão de todo o processo logístico; aumentar o fluxo entra fabricante e fornecedor; usada principalmente na execução de entregas em centros urbanos, onde a circulação de veículos de grande porte sofre restrições sobre a sua dimensão e peso, impedindo-os de efetuar as entregas. Tais veículos descarregam seus produtos em um armazém,
...