Gestão de Propriedade
Ensaio: Gestão de Propriedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neeo007 • 7/10/2014 • Ensaio • 645 Palavras (3 Páginas) • 179 Visualizações
Administração Pública
1 - Conceito – É todo serviço prestado de forma concreta e imediata pelo Estado e seus órgãos visando atender a necessidade da coletividade.
2 - Níveis da Administração Pública
Administração Pública Direta: É o conjunto de unidades que de forma organizada integra a estrutura administrativa dos poderes da União, Estado, Municípios e Distrito Federal.
2-1 – São formados pelos Poderes:
• Legislativo: Entre outras atribuições, a elaboração de leis e a fiscalização dos atos do poder Executivo. Ele é formado pelos vereadores, deputados e senadores.
Funções: Legislar, cobrar a aplicação dessas medidas e fiscalizar permanentemente a aplicações de recursos pelo Governo.
• Executivo: Tem a função de executar as leis já existentes e de implementar novas leis segundo a necessidade do povo e do Estado.
Funções: Executar leis, as vezes alterar leis já existentes
• Judiciário: Tem a função de interpretar e aplicar a lei nos litígios entre os cidadãos e entre cidadãos e o Estado.
Funções: Solucionar conflitos através da jurisdição, capacidade que dá aos Juízes o poder-dever de dizer o seu direito.
3 - Administração Pública Indireta: São entes de direito privado ou público criados pelo Poder Público através de lei que recebem a titularidade para a execução de determinados serviços públicos.
3-1 – São Entes da administração indireta:
• Autarquias: Órgão de personalidade jurídica de direito público criada por lei para executar atividades típicas da administração pública.
Exemplo de Autarquia: UFPB, ANELL, ANATEL.
Características: Possuem patrimônio próprio, atribuições estatais, sujeitas a fiscalização do Estado, privilégios de entes estatais, dotadas de autonomia financeira e administrativa e etc.
• Empresas Públicas: São entidades de personalidade jurídica de direito privado dotado de capital próprio e exclusivamente governamental criada por lei para exploração econômica ou serviço público.
Características: Possui personalidade jurídica, capital público, criadas por lei, patrimônio próprio.
Exemplo de Empresas Públicas: Caixa Econômica Federal, Correios.
• Fundações: São entidades dotadas de personalidade jurídica de direito público ou privado, com patrimônio próprio, criada por lei para exercer atividades não lucrativas como educação, cultura, entre outros.
Características: Criadas por lei, capital próprio, sem fins lucrativos, autonomia financeira e administrativa, contrato através de licitação, imunes a impostos.
Exemplos de Fundações: IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, IBGE – Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística.
• Sociedade de Economia Mista (S/A): São entes dotados de personalidade jurídica de direito privado criador por lei para exploração de atividade econômica ou prestação de serviço, com participação do poder público
...