Gestão de Recursos Humanos
Projeto de pesquisa: Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Giovanarmpimenta • 18/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 331 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp Centro de Educação a Distância
Atividades Práticas Supervisionadas
Profª Ma. Karem Angely Grubert Rojas
Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos- 3º ano
Gestão de Pessoas
Giovana Rodrigues Madonia Pimenta RA 2624482007
Mayce Quagliato RA 2306307262
Paula Spéria dos Santos RA 2305296094
Soleni Borba Cyrino RA:2320383136
Jundiaí/SP
Abril / 2012
Etapa 02
A empresa Global Utilidades S/A, hoje possuindo 13 funcionários esta localizada na Rua dos Profetas, 343 Centro Jundiaí- SP, com matriz na Rua Telles Franco de Assis, 1.987 – Centro, Santa Bárbara do Oeste - SP atua no segmento de móveis, eletrodomésticos e Eletroeletrônicos possuindo lojas de grande e médio porte de aproximadamente 400m² a 2000m².
A Global Utilidades tem a missão de realizar sonhos dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra com um modelo de gestão focado na solidez do negocio, no respeito e na dedicação total aos nosso clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. Tem como valores a Humildade, Disciplina, Equilíbrio emocional, Eficiência, Gana e Determinação.
O publico alvo são dos os clientes das classes A, B, C e D sendo A e B para shopping e C e D para as lojas de rua. Nossas filiais atendem clientes de toda a região envolvendo as cidades de Jundiaí, Várzea, Campo Limpo, Jarinu, Cajamar, Louveira, Cabreúva, Vinhedo , Valinhos, entre outras.
No ponto de vista do gerente José Damião Fernando Rodrigues o tipo ideal de um colaborador é aquele comprometido, arrojado que gosta do que faz, que gosta de gente disciplinada e corre atrás dos seus objetivos. Independente da função, atende bem o cliente e sabe contornar as objeções com positividade e otimismo.
Através da realização de pesquisas que o grupo efetuou para o desenvolvimento deste trabalho, percebemos que o maior problema nas grandes empresas é o mau relacionamento entre gestor e colaboradores, onde esse mau relacionamento ocasiona em um declínio na produção da empresa.
Através também de uma entrevista realizada com o gerente, pudemos de fato perceber que realmente há um problema de relacionamento com os colaboradores, onde o gerente ao invés de solucionar problemas que segundo seus colaboradores os estão prejudicando, como salário, benefícios, marcação no ponto ou horário ele evita o contato, pois parece ter medo de solucionar o problema ou ser questionado sobre o mesmo. Também, falta ao gerente impor limites aos funcionários, ou seja, fazer com que as regras sejam cumpridas por todos igualmente, sem desigualdade, onde também, quando é necessário dar recados não o faz, prefere passar os recados através de terceiros e nunca proporciona um relacionamento diretamente com os colaboradores.
Sabemos então, que essa não é a forma mais adequada para se relacionar com seus colaboradores uma vez que estamos em mundo globalizado e que vive em constantes transformações além de ser um mundo em que a tecnologia está em alta.
Sempre ouvimos dizer na história da humanidade que o gestor( chefe, patrão, etc.) sempre tratou seus funcionários com autoridade e severidade, dificilmente se encontravam patrões ou gestores que fossem compreensivos, compassivos, mas atualmente, sabemos que o papel do chefe não é apenas mandar o colaborador a executar tarefas e serviços, o gestor precisa passar seu conhecimento adiante, ou seja, ensinar e aprender com o seu colaborador assim, conquistando o respeito da equipe. Mas, para isso, segundo a área de Recursos Humanos, é necessário que ele saiba lidar com cada tipo de funcionário, tratando-os de forma diferente, nunca de forma padronizada, pois cada pessoa é diferente uma da outra.
ETAPA 3 e 4
PLANO DE AÇÃO
O Plano de Ação tem por objetivo mencionar todas as ações necessárias para atingir um resultado almejado. É o momento em que a organização precisa observar seus princípios, ou seja, visar sua missão e assim, verificar o que é preciso ser feito para que esta seja cumprida diariamente dentro da organização, tendo em vista o resultado esperado.
OBJETIVO – O que fazer
Buscamos proporcionar um bom relacionamento entre Gestor e colaboradores afim de que a missão da empresa seja cumprida, cuja e missão de realizar sonhos dos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra com um modelo de gestão focado na solidez do negócio, no respeito e na dedicação total aos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros. E, além de tudo, nunca se esquecer dos valores da empresa, os quais são: a Humildade, Disciplina, Equilíbrio emocional, Eficiência, Gana e Determinação.
Para isso, será feito um trabalho de relacionamento interno, impulsionando a motivação e proporcionando benefícios aos colaboradores afim de que estes produzam mais e se sintam satisfeitos com o que fazem e com o que recebem pelo que fazem.
Estar motivado é ter condições de extrair o máximo das próprias potencialidades. É ser capaz de emergir verdadeiras “vantagens competitivas” em relação aos concorrentes. E empresas que utilizam programas de incentivo percebem a grande vantagem de sua aplicação, visto que o incentivo torna a motivação mais duradoura, com um efeito residual que se prolonga no tempo.
ESTRATÉGIAS- Como fazer
Pesquisamos muito sobre o como fazer, entretanto chegamos a conclusão de que o melhor a ser feito para aprofundar o bom relacionamento entre colaboradores e Gestores, é através do programa de incentivos, pois através deste programa de incentivos é possível fazer com que seus colaboradores produzam mais, atinjam as metas e alcancem seus objetivos, pois assim sabem que serão recompensados. Cabe ao gestor cumprir seu papel, manter sua equipe informada, verificar se seus serviços estão sendo executados de forma eficaz e correta, etc. Cabe ao gestor também, ensinar e aprender a aprender, onde buscará passar seus conhecimentos aos funcionários e aprenderá a aprender
...