Gestão de materiais
Tese: Gestão de materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ac2014 • 10/11/2014 • Tese • 607 Palavras (3 Páginas) • 214 Visualizações
. Administração de Materiais
Sabe-se que a administração de materiais é um dos ângulos da Administração de Empresas, principalmente no que se referencia a parte de materiais. É a ciência básica para o estudo das formas, meios, técnicas, maneiras e processos de controle do dinheiro investido em materiais em uma empresa pública ou privada. (ARAÚJO, 1975, p.10).
Ainda segundo o autor, a Administração de Materiais busca organizar os problemas relacionados com suprimentos, alem de fiscalizar, zelar, controlar toda a cadeia de abastecimento, para que o mesmo seja executado a tempo e hora nas linhas de montagem e com isso melhorar o nível de produtividade na organização. (ibid. p.24).
O autor também diz que a Administração de Materiais “deverá tratar de problemas da organização dos setores que estão envolvidos na perfeita administração dos milhares de itens pertencentes a uma empresa, agrupando-os harmonicamente para constituírem o corpo de uma Divisão de Materiais.” (ibid. p.11).
Para Dias (1985, p.14), a Administração de Materiais sempre ficou aquém dos departamentos de vendas e de produção, no entanto a boa gestão do estoque é que faz que a linha de produção nunca pare, e acaba por ser um excelente propulsor da gestão financeira para o empresário, pois com isso, ele consegue obter critérios para definir vendas e aumento de estoque.
Para Dias (1993, p.12), ainda afirma que “Administração de Materiais compreende o agrupamento de materiais de várias origens e a coordenação dessa atividade com a demanda de produtos e serviços da empresa”. Com isso, fica claro que a boa gestão da cadeia de suprimentos torna-se fundamental para qualquer empresa que não queria apresentar falhas em seus vários departamentos devido à falta de materiais. Já Viana (2000, p.35), diz que a Administração de Materiais tem como objetivo fundamental “determinar quando e quanto adquirir, para repor o estoque, o que determina que a estratégia do abastecimento sempre é acionada pelo usuário, à medida que, como consumidor, ele detona o processo.”
Para atingir o equilíbrio ideal entre estoque e consumo, é fundamental que haja o inter-relacionamento com outras atividades afins, para quem o sistema de abastecimento, contemple as técnicas e rotinas do gerenciamento de materiais, tais como a gestão, compras e armazenagem. (VIANA, 2000, p.35).
Já para Slack et. al. (2002, p.417) a Administração de Materiais quanto a sua gestão não se limita apenas nos setores de compras e estoque, “é a gestão do fluxo de materiais e informações através da cadeia de suprimento, incluindo compra, gestão de estoque, gestão de lojas, planejamento e controle da produção e gestão da distribuição física,” e complementam que “a gestão de materiais é um conceito integrado que inclui tanto as atividades de compra quanto as atividades de distribuição física dos materiais.” (ibid. p. 445).
A Administração de Materiais necessita, por sua vez, de profissionais treinados e conhecedores, que se atentem e assumam responsabilidades para garantir com que os devidos materiais sejam entregues no devido momento, nas devidas condições de serem utilizados, para que com isso garantam o andamento das linhas de produção e assim necessitam saber quando “prever para prover”. (ARAÚJO, 1975, p.24).
Já para
...