Gestão de produtos
Projeto de pesquisa: Gestão de produtos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thalles.calixto • 28/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 322 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR EM PROCESSOS GERENCIAS
A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO A NASDAQ
ASSIS
2013
A NETSHOES RUMA EM DIREÇÃO A NASDAQ
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos de Marketing, Diagnóstico Organizacional, Gestão de Custos e Metodologia Científica.
Profs: Marcos Marques, Rinaldo Lima, Edilson Gonçalves Moreira e Teise Nishikawa.
ASSIS
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
5. REFERÊNCIAS ELETRONICAS 10
1. INTRODUÇÃO
O trabalho realizado tem como único objetivo identificar e aprofundar alguns conhecimentos discutidos nas disciplinas, relacionados a marketing, gerenciamento de produtos, lealdade de seus clientes, diagnóstico organizacional e análise de custos.
A empresa estudada será a Netshoes, uma empresa brasileira de varejo eletrônico com foco no e-commerce. Fundada no Brasil em 2000 e tornando-se uma das maiores varejistas online do país. Nos últimos cinco anos seu faturamento cresceu 40 vezes.
A empresa se torna única e diferenciada entre os outros grandes comércios eletrônicos brasileiros por vender apenas artigos esportivos e por disponibilizá-los apenas pelo site, a Netshoes não dispõe de lojas “físicas” onde o cliente tem contato direto com o produto.
Netshoes tem se tornado alvo de grandes acionistas, em 2010 vendeu 30% das ações para o fundo americano Tiger Global Management, em 2012 o fundo do governo de Singapura comprou mais 10%, e no fim do ano passado o Iconiq Capital que tem como um de seus sócios o fundador do facebook também entrou para a carteira de acionistas.
“NASDAQ”, que no Brasil significa Sistema de Cotação Automatizada da Associação Nacional de Corretores de Títulos. É um mercado de ações automatizado norte-americano. É o segundo maior mercado de ações em capitalização de mercado do mundo, depois da Bolsa de Nova York. A plataforma de operações é de propriedade do NASDAQ OMX Group, que também é o proprietário da rede de mercados de ações OMX.
O NASDAQ caracteriza-se por reunir empresas de alta tecnologia em eletrônica, informática, telecomunicações, biotecnologia, etc.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Gerência de Produtos
Gerência de produtos é caracterizada como o conjunto de atividades que visa criar, lançar e manter bens e serviços no mercado. Um produto deve apresentar diferenciais e valores agregados para que realmente desperte interesse aos clientes, e consequentemente apresentar lucratividade à empresa.
Os esforços de marketing de uma organização consistem no conjunto de ações com o objetivo de criar valor para seus consumidores. Nesse sentido, a compreensão de suas necessidades e comportamentos é fundamental.
Podemos citar como principais atividades do Gerente de Produtos:
• Planejar e controlar o ciclo de vida do produto: lançamento, revitalização, eliminação;
• Pesquisar e desenvolver novos mercados e produtos;
• Desenvolver campanhas de comunicação, merchandising;
• Dar apoio a áreas de vendas;
• Elaborar orçamentos, planejamento de demanda;
• Realizar contato com clientes, canais de distribuição.
Enfim, para o gerente de produtos, o conceito de produto está relacionado com o beneficio recebido pelo cliente quando este realiza uma transação. Além de lançar produtos, o profissional deve estar apto a gerenciar o ciclo de vida dos produtos da organização.
2.2. Escala de Lealdade dos Clientes
O marketing é o processo por meio do qual uma organização cria valor ao satisfazer as necessidades de seus consumidores. Assim sendo, uma organização não se define apenas por seus produtos, mas também pelos clientes que serve. A atração de novos consumidores é uma tarefa difícil e dispendiosa para a organização, especialmente em mercados maduros e competitivos, o custo de atração de novos clientes é muito elevado, envolvendo investimentos volumosos em campanhas publicitárias e incentivos para a força de vendas.
A escala de lealdade surge para acompanhar a evolução do cliente com a empresa, permitindo uma comparação inclusive na estratégia de conquista de clientes, bem como a manutenção dos mesmos.
Níveis da escala de lealdade:
1. Clientes Potenciais: o cliente realiza uma compra ou mais de uma e fica satisfeito.
2. Experimentadores: o cliente realiza mais e mais compras, nesse ponto já pode-se considerar que ele é leal a empresa pela repetição dos eventos.
3. Clientes Eventuais: clientes satisfeitos que repetem a compra, mas não concentram a maioria do volume comprando naquela marca especifica.
4. Clientes fiéis: clientes que concentram a maior parte das compras do produto na mesma marca.
5. Advogados/Defensores da marca: cliente que ajuda a construir a empresa, compra tudo, indica para seus amigos e defende acima de tudo a empresa.
2.3. Metodologia da Matriz SWOT
A análise SWOT é uma forma muito difundida de fazer o diagnóstico estratégico da empresa ou um
...