Gestão de recursos humanos: sua importância
Artigo: Gestão de recursos humanos: sua importância. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: katlei • 23/4/2014 • Artigo • 522 Palavras (3 Páginas) • 373 Visualizações
Gestão em Recursos Humanos: sua importância
Com mudanças nas relações de trabalho, a gestão dos recursos humanos tornou-se bastante importante além de saber administrar a gestão de pessoas.
Atualmente devem-se criar condições para que o trabalho seja fonte de prazer e realização, além de favorecer o crescimento pessoal e profissional de cada um por meio da valorização do trabalho em equipe, do treinamento e da convivência, buscando harmonia e qualidade de vida na empresa.
Após a revolução industrial, que foi onde surgiram as primeiras mudanças que levavam à criação do Departamento de Relações Industriais que cuidava das obrigações legais da relação de trabalho, faziam admissões, apuravam frequência, aplicavam advertências, elaboravam a folha de pagamento, os cálculos de rescisão de contrato, etc. O conceito que se usava para os trabalhadores era “mão-de-obra”. Nessa época, utilizava-se a palavra “adestramento” para o processo hoje conhecido como treinamento.
Já no século XX, surgiu o Departamento de Recursos Humanos que igualou as pessoas em importância aos recursos financeiros, materiais e físicos. A partir dai, surgiram as especializações da atividade de RH como recrutamento, seleção, treinamento, cargos e salários, etc.
A partir da década de 90, com o surgimento da “Era da Informação”, surgiu à necessidade de tratar a pessoa como elemento diferenciado para o sucesso da organização. Assim surgiu também o conceito de gestão de pessoas.
O profissional de RH lida com pessoas, mas não se restringe a apenas trabalhar em um órgão interno de RH. Hoje ele pode atuar como especialista, analista, consultor ou gestor, dentro e fora da organização prestando seus serviços às empresas.
Esse profissional é preparado para atuar em qualquer nível da organização dentro do conceito de gestão de pessoas e é necessário também, que saiba administrar a tecnologia para propor e implantar novas ferramentas de trabalho. As atividades que exerce são muitas, dentre elas: consultorias e assessorias; gerencia; supervisor, analista ou técnico de recrutamento e seleção, de cargos e salários, de treinamento e desenvolvimento de pessoal; líder e na elaboração de estratégias; tudo relacionado à área de Recursos Humanos.
Hoje em dia, qualquer e toda organização ou empresa necessita de uma área especifica de RH em seu interior; para desenvolvimento de todos os aspectos relacionados a gestão de pessoas. O grande desafio dessa gestão é falar a linguagem real, menos teórica e politica, e criar condições para que o trabalhado seja fonte de prazer e realização por meio de medidas que favoreçam o crescimento pessoal e profissional das pessoas.
A procura do profissional formado nessa área está aumentando a cada dia e são disputados no mercado, principalmente aqueles que saibam pensar estrategicamente e se comunicar com todos os níveis da organização.
Sua importância para organização é que além de gerenciar pessoas, o profissional de RH também precisa prepara-las para o futuro; o que não é tarefa fácil, pois muitas vezes lida com pessoas que não fazem ideia do que querem ou são. Além de serem cobrados a estarem constantemente se atualizando.
Para solucionar problemas velhos de uma organização é necessário novos recursos, técnicas,
...