Ginastica Geral
Dissertações: Ginastica Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujurara • 19/2/2015 • 577 Palavras (3 Páginas) • 385 Visualizações
1) o público-alvo; 8 anos a 10 anos
2) as características da comunidade na qual a instituição está inserida; na escola
3) as transformações sociais que você almeja alcançar por meio do projeto (para os alunos e para a comunidade) e como imagina que elas serão alcançadas por meio da ginástica geral.
O ensino não formal esta focada em quem aprende e não em quem ensina esta estruturada de baixo para cima, ou, seja forte influencia dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado, ênfase na pratica fortemente relacionada com o contexto local dos participantes.
A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a interação social, contribuindo para o bem estar físico e psicológico de seus praticantes. Oferece um vasto campo de atividades, respeitando as características, interesses e tradições de cada povo, expressados através da variedade e beleza do movimento corporal.
Tem por objetivo promover o lazer saudável, proporcionando bem estar aos praticantes, favorecendo a desempenho coletivo, mas respeitando as individualidades.
O principal alvo é a pessoa que pratica, visando promover a integração das pessoas e grupos e o desenvolvimento da ginástica com prazer e criatividade.
Portanto, a ludicidade e a expressão criativa são pontos fundamentais.
A vantagem desta abordagem é que ela possibilita uma interação ampla dos conhecimentos propostos pelo professor e pelos conhecimentos adquiridos pelos alunos durante as atividades. O aluno constrói o seu conhecimento a partir da sua interação com o meio, resolvendo problemas do dia a dia. Dentre eles destaca-se uma atividade ginástica de pular corda. Neste exercício a criança pode expressar em vários momentos, sua afetividade, sua indecisão, sua coordenação espaço-temporal, resistência, correção de movimentos, entre outros. Ou seja, atento ao processo de ensino e aprendizagem, o professor identificará os ganhos afetivos, cognitivos e motores a partir de uma atividade lúdica, sem a necessidade de expor os alunos à tensão de que serão avaliados, ou à formalidade que uma avaliação necessariamente não precisa ter.
Esta proposta não desconsidera a necessidade de domínio dos elementos técnicos e táticos para a prática esportiva, por exemplo, todavia, não os coloca como prioritários na aprendizagem dos conteúdos. Os erros, acertos, derrotas, vitórias são trabalhados, bem como o senso de equipe, a cooperação e as relações sociais
A Educação Física é um espaço privilegiado para promover relações interpessoais. Ajuda a integrar o aluno na cultura corporal do movimento, auxiliando a formar o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, dando o instrumento para que ele possa usufruir do jogo, do esporte, das atividades rítmicas e danças, das ginásticas e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade de vida.
Referências:
AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar.
...