Globalização e Exclusão
Tese: Globalização e Exclusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: agua • 24/9/2013 • Tese • 527 Palavras (3 Páginas) • 401 Visualizações
A abordagem predominante no texto "Globalização e Exclusão: A Dialética da Mundialização do Capital, de Tania Steren dos Santos", é de cunho Psicossocial, pois, com clareza a autora nos mostra a integraçao social que a globalizaçao nos proporciona, contudo, aborda, de maneira eficiente, a verdadeira realidade que a globaçizaçao trouxe. Com esse apanhado histórico podemos perceber o impacto social que a globlizaçao remeteu toda sociedade, nos tempos antigos a sociedade considerada evoluida e hoje o mundo todo. A idéia é introduzir em nossa mente que a globalizaçao nao é recente e que ela traz consequencias globais negativas, com isso, a analise social é abordada e a psico é a grande luz de reflexao que deve moldar nossas mentes a repenssar modos de igualar a sociedade durante a expansao global, que tende a concentrar riquezas em um circulo pequeno e aumentar, cada vez, mais, a pobreza. A abordagem, portanto, só pode ser Psicossocial, porquanto, trata de uma realidade social e remete a relfexao do pensamento (psico).
Resposta questao 2:
O marcador em destaque é elencado na lista de conectivos numero 11, pois, sendo sinonimo dos conectivos descritos na lista, impõe contrariedade nas relaçoes descritas no trecho do texto destacado, visto que, em contrapartida a expansao das forças produtivas do capitalismo, tem-se os obstaculos que geram as crises do sistema, por sua vez, desacelerando a expansao massiva do capitalismo a favor da maioria populacional.
A ideia de oposiçao insere obstaculas ao objetivamento de determinado esforço. No caso exposto no texto, a apropriaçao privada dos meis de riqueza geradas, impede que o capitalismo derrame seus méritos a toda sociedade de forma igualitaria, com isso, grende bolo de investidores que, por sua vez, nao conseguem capital sufuciente para ligarem o motor de partida de seus empreendimentos, tem mais uma barreira que dificulta seus porpositos. A concentraçao de riquezas monopoliza o capital e os investimentos acabam sendo erroneos, ja que, como ja dito, as riquezas estao nas maos de poucos e esses poucos em muitos casos sao infelizes em seus invstimentos. Proporcionando uma crise no sistema que chegam a consequencias mundiais.
Resposta questao 3:
A funçao é de ótima utilizaçao, uma vez que, nao enche o texto de repetiçoes de termos ja mencionados e nem "grandifica" o corpo textual, nao canssando assim o leitor com repetitivas e exaustivas leituras que nada tem a acrescentar ao texto, porque, ja foram mencionadas e titularizadas e o leitor ja sabe de qual tema se trata o exposto citado.
O resumo deve ser municiado de informaçoes de unica utilizaçao completa, ou seja, uma vez descrito tao expressao ou titulo, por conseguinte reintroduçao ao tema, nao é necessario escrevr toda uma expressao ja conhecida, e sim, utilizar palavars pequenas, de facil compreençao e que remetam a idéia de retomada ao titulo ja mencionado.
Numeros descritos em textos fazem ligaçao a palavras de importancia anterior e resumen a frase de tal forma que nao poderiam ser colocados de melhor maneira ,senao, aquele momento. Um exemplo é citar dois titulos em uma frase e depois caracteriza-los em frase posterior. como ja descreveu-se os titulos, valido nao é, repeti-los novamente, e sim, usar numerais ordinais que remetem ao titulo anterior, por exemplo, o texto
...