Graficos Estatisticos
Trabalho Escolar: Graficos Estatisticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardo.sousa • 21/11/2014 • 570 Palavras (3 Páginas) • 330 Visualizações
Gráfico em setores/pizza
Este gráfico causa um grande impacto visual e é de fácil compreensão. Muito utilizado para fazer comparações entre grupos. Ele é baseado no círculo e objetiva se referir às partes relacionadas ao todo, ou seja, exibe dados das partes como proporcionalmente ao todo.
É um total subdivido por setores (parte do todo).
O total é representado pelo círculo que fica dividido em setores.
As áreas dos setores são proporcionalmente respectivas aos dados da série (dados coletados).
Obtemos cada setor por meio de uma regra de três simples e direta, lembrando que o total da série correspondente a 360°.
Exemplo: Na turma 001 do curso de Edificações no turno tarde, temos 65 alunos, desses 65 alunos, 35 são homens e 30 são mulheres, de acordo com esses dados temos que:
65(total de alunos)----- 360º (total da circunferência)
35(nº de homens)----------x
65x=360.3565x=12.600x=12.600/65x=193,8
Ou seja: 193,8º dessa circunferência está relacionada à quantidade de homens
65x=360.3065x=10.800x=10.800/30x=166,15
Ou seja: 166,15º se relaciona a quantidades de mulheres da turma.
• Este tipo de gráfico é o mais usado para fazer comparações entre grupos. Só deve ser usado quando houver no máximo sete setores.
• Se a série já apresenta os dados percentuais, obtemos os respectivos valores em graus multiplicando o valor percentual por 3,6.
As principais variações para fazer esse tipo de gráfico são:
Gráfico pizza explodido: Todas as fatias são distanciadas. Uma das fatias pode ou não se destacar em relação às outras para chamar atenção a um determinado setor.
Gráfico Rosca: É um gráfico pizza que tem um espaço aberto no meio, este também pode ser explodido
Pizza em 3D: Usa a técnica tridimensional, Altura, Largura e profundidade. Pode também ser explodido.
Gráfico de linha ou em curvas
O gráfico de linhas consiste na representação das funções num sistema de coordenadas cartesianas.
Após determinados os pontos dos gráficos através das coordenadas, eles são ligados uns aos outros, o que irá nos dar uma poligonal que é o gráfico de linhas ou curva.
Este tipo de gráfico normalmente é usado para representar séries de tempo; porem, em alguns casos devido à magnitude dos valores representados pode ocorrer um espaço entre um dos eixos e a linha do gráfico, sendo assim, costuma-se desenhar uma linha em ziguezague junto ao eixo ou simplesmente interromper a escala no inicio do mesmo.
Porem, o uso da escala interrompida deve ser feito com cuidado, pois pode distorcer a leitura do gráfico, uma vez que o leitor se concentrará apenas nos pontos realmente
...