GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Seminário: GRÁFICOS ESTATÍSTICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jurubebadoida • 19/1/2015 • Seminário • 1.790 Palavras (8 Páginas) • 379 Visualizações
GRÁFICOS ESTATÍSTICOS
Os gráficos constituem uma forma clara e objetiva de apresentar dados estatísticos. A intenção é a de proporcionar aos leitores em geral a compreensão e a veracidade dos fatos. De acordo com a característica da informação precisamos escolher o gráfico correto.
Existem diversos tipos de gráficos, sendo que a escolha do mais apropriado para cada situação depende de vários fatores, como o objetivo da pesquisa ou até mesmo as particularidades das informações a serem apresentadas. Neste tópico, iremos apresentar os gráficos de barras, setores, linhas, além dos pictogramas e do histograma.
GRÁFICO DE BARRAS
O gráfico de barras é composto por dois eixos, um vertical e outro horizontal. No eixo vertical são construídas as barras que representam a variação de um fenômeno ou de um processo de acordo com sua intensidade.
É utilizado, em geral, para representar dados de um tabela de frequências associadas a uma variável qualitativa.
Num gráfico de barras, a cada valor da variável em estudo corresponde a uma barra de área diretamente proporcional à frequência correspondente. Sendo as bases das barras iguais, então as alturas são diretamente proporcionais às respectivas frequências;
Num dos eixos colocam-se os valores da variável a estudar e no outro as respectivas frequências absolutas (ou as relativas);
As barras devem estar separadas por espaços iguais;
Os gráficos devem ter um título.
GRÁFICO DE COLUNA
Juntamente aos gráficos em barra, são os mais utilizados. Indicam, geralmente, um dado quantitativo sobre diferentes variáveis, lugares ou setores e não dependem de proporção. Os dados são indicados na posição vertical, enquanto as divisões qualitativas apresentam-se na posição horizontal.
GRÁFICO DE ÁREA
Enfatizam a magnitude da mudança no decorrer do tempo e podem ser usados para chamar atenção para o valor total ao longo de uma tendência. Exibindo a soma dos valores, o gráfico de área mostra também a relação das partes com um todo.
GRÁFICO DE DISPERSÃO
Têm dois eixos de valores, mostrando um conjunto de dados numéricos ao longo do eixo horizontal (eixo X) e outro ao longo do eixo vertical (eixo Y). Cominam esses valores em pontos de dados únicos e os exibem a intervalos irregulares ou agrupamentos. Gráficos de dispersão são comumente usados para exibir e comparar valores numéricos, como dados científicos, estatísticos e engenharia.
GRÁFICO DE LINHAS
O gráfico de linha é composto por dois eixos, um vertical e o outro horizontal, e por uma linha que mostra a evolução de um fenômeno ou processo, isto é, representando a evolução dos valores de uma variável no decorrer do tempo.
Representar no eixo horizontal os valores da variável estatística x; e no eixo vertical os correspondentes valores das frequências f;
Depois de representar os pontos (x, y), obtêm-se o gráfico de linhas unindo esses pontos por segmentos de reta.
GRÁFICO DE SETORES (OU CIRCULARES)
O gráfico de setores (ou pizza) são representados por círculos divididos proporcionalmente de acordo com os dados do fenômeno ou do processo a ser representado em números ou em porcentagens.
Um gráfico circular é representado através de um círculo dividido em setores circulares, sendo as suas áreas diretamente proporcionais às frequências correspondentes. Ou seja, a amplitude do ângulo ao centro de cada setor circular é diretamente proporcional a frequência que representa. Facilmente se obtém essas amplitudes, em graus, multiplicando a frequência relativa por 360º;
Os setores circulares devem ter cores diferentes;
Devem ser colocadas legendas relativas aos setores de modo a ser possível interpretar o gráfico;
O gráfico deve ter um título adequado.
HISTOGRAMA
É um gráfico formado por um conjunto de retângulos adjacentes, tendo por base cada um deles um intervalo de classes e a área proporcional à respectiva frequência.
Os dados devem ser agrupados por classes;
Representam-se no eixo horizontal os intervalos de classes;
Representam-se no eixo vertical as frequências de classes;
As barras são desenhadas verticalmente e não há qualquer espaço entre elas;
A área de cada uma das barras é proporcional à respectiva frequência.
GRÁFICO DE BOLHAS
O gráfico de bolhas é um tipo que consegue determinar bem os valores determinados pelo usuário. Isso por que, assim como o gráfico de ações, exige uma ordem e inserção de dados. Na primeira coluna devem estar os dados que estarão no eixo X, enquanto os dados do eixo Y devem estar na segunda coluna e o tamanho da bolha (normalmente representa a porcentagem) na terceira. Este tipo de gráfico possui apenas uma variante ou subtipo que é o “bolhas 3D”. A única diferença é visual, porque o gráfico continua trabalhando com conjuntos triplos de valores.
PICTOGRAMAS
São gráficos que utilizam imagens para chamar atenção, assim ele pode ser representado pelos gráficos de: barras, colunas, linhas e circulares.
Indicar no gráfico o significado de cada imagem ou símbolos utilizados;
Utilizar símbolos ou figuras sugestivas em relação à variável estatística em estudo;
O símbolo ou símbolos utilizados devem ser do mesmo tamanho;
Os
...