Grandeza Escalar
Exames: Grandeza Escalar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isaacrachel • 4/9/2014 • 291 Palavras (2 Páginas) • 533 Visualizações
Grandeza escalar: é aquela que fica totalmente definida apenas utilizando um número e uma unidade de medida.
Vamos ver alguns exemplos:
A MASSA é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número e uma unidade. A massa de uma pessoa é 57 kg.
A TEMPERATURA é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizada quando conhecemos um número e uma unidade. A temperatura da sala de aula é 27 ºC.
O VOLUME é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizado quando conhecemos um número e uma unidade. O volume de uma caixa de leite é um litro.
O INTERVALO DE TEMPO é uma grandeza escalar porque fica perfeitamente caracterizado quando conhecemos um número e uma unidade. A sessão de cinema durou 2 horas.
Grandezas vetoriais: é aquela que somente fica caracterizada quando conhecemos, pelo menos, uma direção, um sentido, um número e uma unidade.
Vamos ver alguns exemplos:
O CAMPO MAGNÉTICO é uma grandeza vetorial e encontra-se relacionada com a permeabilidade do meio. A sua unidade SI é o ampere por metro.
FORÇA, VELOCIDADE e ACELERAÇÃO são consideradas grandezas vetoriais porque tem intensidade, direção e sentido de aplicação.
Vetor – representação de uma grandeza vetorial que é feita através de um segmento de reta orientado, cujo sentido é fornecido pela seta, em uma de suas extremidades.
Todo vetor é representado por letras acompanhadas por uma pequena seta sobre elas.
Características de um vetor
Direção – localização no espaço, fornecida pela reta suporte (S) do segmento.
Sentido – dado pela seta.
Intensidade ou módulo – composto pelo número e pela unidade de medida, ou seja, pelo comprimento do segmento, numa certa escala adotada. A intensidade de um vetor costuma ser representada por P (sem a seta) ou por e lê-se “intensidade ou módulo do vetor ”
...