Gravidade
Trabalho acadêmico: Gravidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pablovz • 6/8/2014 • Trabalho acadêmico • 2.458 Palavras (10 Páginas) • 406 Visualizações
Universidade Federal do Tocantins
Campus Universitário de Gurupi-TO
Curso de Agronomia
Gravimetria
Prof: Niléia Cristina.
Disciplina: Quimica Analítica.
Acadêmico:Pablo Vaz.
Gurupi-TO
Março -2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇAO ..................................................................................................................... 2
2 REVISÃOBIBLIOGRÁFICA..............................................................................................3.4
3 CONCLUSÃO................................................................................................................... 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................................... 6
2
1.INTRODUÇAO
Segundo Rabelo (2012) a análise gravimétrica consiste em operações para se determinar a quantidade de um constituinte de uma amostra, por pesagem direta do elemento puro ou de um de seus derivados, cuja composição é conhecida e bem definida. É um método que envolve medição direta sem a necessidade de qualquer forma de calibração. As determinações podem ser feitas com aparelhos relativamente baratos. É exata e precisa quando se usam as balanças analíticas modernas; é fácil controlar as possíveis fontes de erro, pois os filtrados podem ser ensaiados para verificar se a precipitação foi completa, e os precipitados podem ser examinados em busca da presença de impurezas.
Dificilmente de forma natural, encontra-se uma substância em sua forma pura. Mesmo em laboratório, a maior parte dos compostos não possui pureza maior que 99%. Porém, quando o composto está contaminado com uma porcentagem maior de impurezas, pode-se purificá-lo através de um processo chamado gravimetria, que consiste em determinar a quantidade proporcionada de um elemento, radical ou composto presente em uma amostra, eliminando todas as sustâncias que interferem e convertendo o constituinte ou componente desejado em um composto de composição definida, que seja suscetível de pesar-se. Os cálculos são realizados com base no peso atômico e peso molecular, e se fundamentam em uma constância na composição das sustâncias puras e na (estequiometria) das reações químicas.
3
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Todas as substâncias devem ser consideradas como impuras, todas as reações devem ser consideradas como incompletas, todos os métodos de medição devem ser considerados como possuidores de erros, até que provem o contrário.
T.W.Richards (1914)
A gravimetria é um método analítico quantitativo ultilizado com o objetivo de determinar a quantidade de um dos constituintes em uma amostra, por pesagem direta do elemento puro ou de um de seus derivados, cuja composição é conhecida e bem definida (BACCAN et al, p. 144, 2009)
Na análise gravimétrica, é utilizado a massa de um determinado produto para quantificar e calcular de analito (da espécie que está sendo analisada) presente na amostra original (HARRIS, p. 689, 2008).
As varias etapas da análise gravimétrica são: preparo da solução, precipitação, digestão, filtração, lavagem, secagem ou calcinação e pesagem. É necessário que o elemento esteja em solução para se iniciar a análise. A etapa de digestão do precipitado refere-se ao tempo em que o precipitado fica em contato com a água-mãe, visando obter um precipitado constituído de partículas grandes, o mais puro possível, e de fácil filtração. A filtração é feita por bomba à vácuo, pois as partículas passam no papel de filtro. A lavagem é o processo em que se retira parte da água-mãe que ficou retida e eliminar impurezas solúveis e não voláteis. A secagem antecede a pesagem, pois será retirada toda a umidade do precipitado (RABELO, 2010, p3).
A maneira como é feita a filtração dependerá do tratamento a que o precipitado será submetido na fase seguinte. Neste caso, o precipitado deve apresentar-se seco, logo é necessário que a filtração seja feita em cadinho de Gooch de vidro ou de porcelana com fundo poroso ou então de porcelana com placa crivada, dotado de uma camada de amianto como material filtrante. Os cadinhos filtrantes mais utilizados são possuem como fundo uma placa porosa, obtida por sintetização de vidro moído. Essa placa porosa fica soldada ao cadinho e tem porosidade variável, sendo classificadas pelo números 1, 2, 3, e 4. O que apresenta poros de diâmetro maior é o número 1. A filtração através de um cadinhos de Gooch é executado com o auxilio de sucção, para forçar a passagem de líquido pelo filtro. O sistema utilizado aqui é constituído de um suporte de borracha para vedação do Gooch, um frasco de sucção, geralmente um Kitassato e um aspirador, que pode ser uma trompa d’agua ou uma bomba de vácuo (BACCAN et al, p. 148, 2009)
Geralmente são ultilizados indicadores que possuem a propriedade de ter uma cor na sua forma não ionizada e outra cor na sua forma ionizada. Para mudar de cor, o indicador precisa reagir com íons H+ sendo eles, ácidos ou bases orgânicos ; ou então alguma base tem
...