Grupos Minoritarios
Exames: Grupos Minoritarios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pinkblue • 24/10/2014 • 412 Palavras (2 Páginas) • 406 Visualizações
Grupos Minoritários
A era da globalização e o seu processo vem promovendo em todo o mundo a massificação, a homogeneização e a padronização cultural.
Como exemplos do nosso cotidiano, podemos ressaltar as roupas, os cortes de cabelo, os calçados, os automóveis, a música, a alimentação dentre outros...
Nesse mundo, grandes contingentes de pessoas se transformam em robôs vivos de uma sociedade desumanizada, na qual todos se assemelham.
Os filmes de ficção científica, que de certo modo reproduzem um padrão de comportamento, aproximam-se cada vez mais da realidade.
Nesse panorama muitas mudanças sociais estão acontecendo. Instituições tradicionalmente inabaláveis parecem cair em descrédito e uma sociedade complexa e diferenciada emerge.
Nessa sociedade diversos grupos sociais minoritários (grupos étnicos, religiosos, sexuais, políticos e regionais) buscam espaço social e geográfico, identidade social e cultural. E passam a se organizar para defender seus interesses, ressaltando suas particularidades.
Por sentirem-se excluídos esses grupos tiveram a necessidade de afirmar a sua própria identidade reivindicando seus direitos e contestando as normas sociais, organizando movimentos de cunho social, político, sexual, religioso, racial, conferindo um novo sentido à noção de cidadania.
Sendo assim, é possível concluir que a exclusão social tende a dar origem a diferentes grupos minoritários.
Como exemplos de minorias organizadas em nossa sociedade democrática citamos:
* a luta dos homossexuais pela legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo;
* os sem-terra que ocupam latifúndios improdutivos reivindicando reforma agrária;
* os sem-teto que invadem loteamentos ou áreas urbanas para obter uma habitação digna;
* grupos feministas que exigem igualdade de condições de trabalho e de salário para as mulheres em relação aos homens;
* grupos indígenas que reivindicam a demarcação de suas terras.
Alguma pessoa tem preconceito a certos grupos baseada em julgamento emotivo e sem fundamento, utilizando como base estereótipos ou generalizações preconcebidas. Preconceito pode existir sem que haja discriminação.
Preconceitos são socialmente construídos e aprendidos pela experiência social e pelo processo de socialização. São adquiridos dos pais, da igreja, na escola, nos livros e nos filmes assistidos. Racismo é uma ideologia baseada na crença de que características herdadas, como a cor da pele, é um sinal de inferioridade que justifica um tratamento discriminatório das pessoas com essa herança preconceito e discriminação
Discriminação: ação deliberada e intencional de tratar um grupo social de maneira injusta e desigual. Exemplos extremos: feminismo, homofobia, genocídio, xenofobia...
...