Gráficos da segunda e terceira dimensões
Tese: Gráficos da segunda e terceira dimensões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatinhoooooo • 2/5/2014 • Tese • 5.849 Palavras (24 Páginas) • 252 Visualizações
Etapa 1.
Passo 1 (Equipe).
Pesquisar o aplicativo Winplot, que será utilizado para as simulações necessárias durante o estudo. O aplicativo está disponível no site <http://www.mat.ufpb.br/sergio/winplot/ >, acesso em 14 out. 2012, que apresenta quais são as versões disponíveis.
Desenvolvimento:
WinPlot é um programa para gerar gráficos de 2D e 3D a partir de funções ou equações matemáticas. Você obtém resultados rápidos, diretos e excelentes. Os menus do sistema são simples, sendo que existe uma opção de Ajuda em todas as partes. Aceita funções matemáticas de modo natural.
Na janela principal pode-se encontrar as opções Adivinhar, que é um jogo para que você tente descobrir qual é a função de que o gráfico faz parte. Para obter a resposta do programa, basta apertar a tecla F5. Mostra um Mapeador, que transforma a janela em dois planos, para que você possa trabalhar com domínios e contradomínios.
Gráficos em Segunda e Terceira Dimensão
WinPlot apresenta uma quantidade grande de ferramentas para que o aluno trabalhe com funções 2D, com a possibilidade de encontrar raízes, realizar combinações entre funções, rotações, comprimentos de arco, calculo de volume e área, animação, etc.
A opção de 3D apresenta ferramentas para integração, animação, dividir superfícies, combinar superfícies, entre outras. De ambas as dimensões, há a possibilidade de criar gráficos de equações explícitas, paramétricas, implícitas, cilíndricas e esféricas, bem como pode gerar tubos e curvas.
Esta ferramenta ainda lhe oferece a possibilidade de criar órbitas planetárias para realizar cálculos de objetos no espaço. Todos os gráficos podem ser personalizados, com alteração de cores de fundo, fontes, tabelas etc. WinPlot é um programa completo e totalmente em português que facilita a vida de alunos, visto que é uma ferramenta educacional simples de utilizar.
Passo 2 (Equipe).
Realizar um estudo sobre a operação básica do aplicativo e desenvolver um manual mínimo que apresente informações necessárias para um usuário que o acesse pela primeira vez. O manual deverá:
1 Descrever o conteúdo de cada item do menu.
2 Especificar a funcionalidade de cada item da barra de ferramentas.
3 Explicar o que é apresentado em cada espaço de dados de entrada/saída.
Desenvolvimento:
Após abrir o programa esta é a interface apresentada pelo software (Figura 1).
Figura 1.
Após clicar no item janela ela apresentará as seguintes opções:
2 - dim: Abrirá uma nova janela para gráficos de duas dimensões (2D).
3 - dim: Abrirá uma nova janela para gráficos de três dimensões (3D). Adivinhar: Abrirá uma nova janela com uma espécie de jogo, onde o aluno (usuário) deve tentar descobrir quais são os coeficientes a, b e c da função ƒ(x)=a+bx+c para coincidir o gráfico apresentado. Mapear: Basicamente funciona como uma transformação T(x,y) = (u (x, y), v(x, y)) de R^2 em R^2 , onde são pedidas as funções u(x, y) e v(x, y). Planetas: Simulador de gravitação de objetos
Mostrar arquivos recentes: Se esta opção estiver marcada, assim que o Winplot for aberto novamente, ele automaticamente abrirá o último arquivo utilizado.
Abrir o ultimo arquivo: Abre o ultimo arquivo salvo.
Usar padrão: Usar as configurações padrões do Winplot
Como mostra a figura 2.
Figura 02.
Gráficos 2D: Para traçar gráficos em 2D com o Winplot, devemos escolher a opção 2-dim na janela principal( figura 3), obtemos a seguinte janela:
figura 03
Descrição de cada menu nas seções e subseções subsequentes.
Figura 04 – Menu Arquivo
1.MENU ARQUIVO:
Neste menu estão as opções relacionados com os arquivos, ou seja, ler, gravar, imprimir e etc.
Abrir (Ctrl+A):
Escolher a opção Abrir ou simplesmente digitar as teclas CTRL+A, simultaneamente, serve para abrir um arquivo que já tenha sido salvo antes, mostrando na tela o gerenciador de arquivos do Windows, feito a escolha do arquivo e só teclar [Enter].
O arquivo escolhido terá as mesmas características, com relação a ultima vez em que foi salvo.
A extensão usada no Winplot para arquivos feitos em 2D e .wp2.
1.2 Novo (Ctrl+N):
Escolher a opção Novo ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+N, simultaneamente, serve para criar um novo arquivo, com o nome na qual se deseja colocar para o mesmo. Caso tenha algum arquivo aberto, será perguntado se deseja salvá-lo, antes de criar um novo arquivo. Por padrão o Winplot indica como nome de um arquivo sem nome1.wp2.
1.3 Salvar (Ctrl+S):
Escolher a opção Salvar ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+S, simultaneamente, serve para salvar as modificações feitas nos arquivos existentes com o mesmo nome.
1.4 Salvar como (Ctrl+Shift+S):
Escolher a opção Salvar como ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+Shift+S,
simultaneamente, serve para salvar as modificações feitas no arquivo existente com um nome diferente do mesmo.
1.5 Imprimir (Ctrl+P):
Escolher a opção Imprimir ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+P, simultaneamente, faz aparecer o gerenciador de impressão do Windows, onde se escolhe a impressora e as opções para impressão da figura mostrada na janela. Contudo, antes de imprimir uma figura considere dois itens no menu, a seguir:
1.6 Formatar (Ctrl+Shift+P):
Escolher a opção Formatar ou simplesmente digitar as teclas Ctrl+Shift+P, simultaneamente, irá aparecer a janela conforme a figura 04.
Nessa janela,
...