Géneros de Texto
Tese: Géneros de Texto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lucas_Def • 18/8/2014 • Tese • 563 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
Gêneros textuais.
Os gêneros textuais são muitos e podemos dizer que utilizamos diariamente com a produção de texto e leitura dos mesmos.
Podemos enumerar diversos como: história em quadrinhos, tirinha, charge, crônica, miniconto, fábula, poesia, anúncio, cartaz, artigo de opinião, artigo de divulgação científica, piada, bula, horóscopo, dentre outros.
Os estudiosos que objetivaram o levantamento e a classificação de gêneros textuais desistiram de fazê-lo, em parte porque os gêneros existem em grande quantidade, em parte porque os gêneros, como práticas sociocomunicativas, são dinâmicos e sofrem variações na sua constituição, que, em muitas ocasiões, resultam em outros gêneros, novos gêneros.
Por exemplos, o email e os blogs são práticas sociais e comunicativas decorrentes da carta e do diário, respectivamente,propiciadas pelas recentes invenções tecnológicas.
Na prática utilizamos vários gêneros, pois temos um vasto repertório, mas muitas vezes não temos conhecimento da existência teórica, segundo Bakhtin.
Competência Metagenérica
E a competência que nos possibilita interagir, produzir e compreender os gêneros textuais. Para isso devemos ter um repertório de conhecimentos que possibilitem a produção de sentido.
Composição, conteúdo e estilo.
Como sabemos a diferença entre os gêneros textuais, ou seja , como sabemos diferenciar uma poesia , artigo de opinião e de uma tirinha. Porque os gêneros tem um modo de composição (estruturação, esquematização) que lhes são próprios. A poesia se estrutura em estrofes e versos, com rimas ou sem rimas; por sua vez o artigo de opinião se estrutura em torno de um ponto de vista e da argumentação em sua defesa; e a tirinha se estrutura em enunciados curtos, constituídos em balões, para representar a “fala” de personagens, destacando-se nessa composição os elementos do verbal e não verbal.
Do ponto de vista da composição dos gêneros.
Deve-se levar em conta a forma de organização, a distribuição das informações e os elementos não verbais: a cor, o padrão gráfico ou diagramação típica, as ilustrações.
Do ponto de vista do conteúdo temático.
Na poesia predomina a expressão dos sentimentos do sujeito, que dá vazão a emoção, constituindo-se, preponderantemente, na primeira pessoa.
No artigo de opinião, veiculado em resta ou jornais, o conteúdo, geralmente, consta de acontecimentos de ordem política, econômica, social, histórica ou cultural, e raramente sobre acontecimentos ou vivências pessoais.
Por último, na tirinha, o conteúdo esperado é a crítica bem-humorada a coisas do mundo, modos de comportamentos, valores sentimentos.
Doponto de vista do estilo.
Na poesia, há a expressão máxima do trabalho do autor nas escolhas realizadas para a constituição do dizer.
No artigo de opinião, geralmente, exige-se característica do estilo de comunicação formal, dirigida a um grupo privilegiado social, econômica e culturalmente.
Na tirinha,
...