HIDRANTES
Resenha: HIDRANTES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Soraya123 • 28/10/2014 • Resenha • 331 Palavras (2 Páginas) • 454 Visualizações
O sistema de hidrantes é, basicamente, constituído pelos seguintes componentes: reservatórios de água (inferior e superior), tubulações de sucção e de recalque, casa de bombas e seus respectivos equipamentos de controle/acionamento, hidrantes com respectivas válvulas, mangueiras e esguinchos.
Para iniciar o projeto de hidrantes, de acordo com a NBR-1374:2000, deve ser levado em consideração as características da edificação o qual estabelece qual o sistema deve ser utilizado. Portanto, faz-se necessário a classificação da edificação segundo a ocupação e após essa classificação, escolher qual o tipo de sistema de mangotinhos e hidrantes a ser utilizado.
O dimensionamento, segundo a NBR-1374:2000, estabelece que os hidrantes ou mangotinhos devem ser distribuídos de tal forma que qualquer ponto da área a ser protegida seja alcançado por um (sistema 1) ou dois (sistemas 2 e 3). Considerando o comprimento das mangueiras e seu trajeto e desconsiderando o alcance dos jatos da água.
O local mais desfavorável deve ser aquele que proporciona menor pressão dinâmica no esguincho.
Havendo mais de um tipo de ocupação na edificação, o dimensionamento dos sistemas deve ser feito para cada tipo de sistema individualmente.
O sistema deve ser dimensionado de modo que as pressões dinâmicas nas entradas dos esguinchos não ultrapassem o dobro daquela obtida no esguincho mais desfavorável hidraulicamente. Pode-se utilizar quaisquer dispositivos para redução de pressão, desde que comprovadas as suas adequações técnicas.
Recomenda-se que o sistema seja dimensionado de forma que a pressão máxima de trabalho, em qualquer ponto do sistema, não ultrapasse 1000Kpa. Situações que requeiram pressões superiores a esse valor serão aceitas desde que comprovada a adequação técnica.
Os cálculos hidráulicos são:
Perda de carga na tubulação; perda de carga nas mangueiras, perda de carga nos esguinchos; e o cálculo da perda de carga total a qual leva em consideração todas as perdas de carga mencionadas anteriomente. Além disso, o cálculo da velocidade do recalque o qual não deve ultrapassar 5m/s, pois valores acima desse ponto comprometerá o manuseio das mangueiras. Para então, realizar o dimensionamento das bombas de acordo com tabelas.
...