HIERARQUIA DE NECESSIDADES TOTAIS
Projeto de pesquisa: HIERARQUIA DE NECESSIDADES TOTAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tiagotmssilva • 6/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.354 Palavras (6 Páginas) • 540 Visualizações
A Teoria De Abraham Maslow
Abraham Harold Maslow, psicólogo norte americano, foi criador de grande parte dos conceitos de motivação, no entanto no ano de 1946 Maslow desenvolveu a mais famosa de suas teorias: A Teoria das Necessidades. Essa teoria se divide em dois itens ( "A" e "B") e é fracionada em cinco fatores. O item "A" que são as necessidades fisiológicas, de segurança e algumas das necessidades sociais são fatores indispensáveis e a ausência dessas satisfações geram a desmotivação do ser humano. O item "B" que são as necessidades sociais, de status e de auto realização são fatores motivacionais, pois quando não desfrutadas tais necessidades o individuo sente-se motivado a conquistá-las. As necessidades citadas no item "A" são denominadas fatores higiênicos, já as citadas no item "B" são chamadas de fatores motivacionais. Esta relação de necessidades também é popularmente conhecida como: PIRÂMIDE DE MASLOW.
HIERARQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW
• Necessidades Fisiológicas: Estas, são necessidades básicas e físicas como respirar, comer, beber, dormir, se abrigar etc. Quando essas necessidades não são atendidas gera um certo desconforto, uma irritação uma grave sensação de impotência e até depressão. Esses sentimentos nos leva à ação de tentativa eliminá-los ou aliviá-los rapidamente para que se estabeleça o equilíbrio interno, pois uma vez que conseguimos satisfazer essas necessidades passamos a nos preocupar com com outras coisas.
• Necessidades de segurança: Envolve vários tipos de necessidades, que vai desde de se sentir seguro dentro de sua própria residência(segurança física) a formas mais elaboradas de segurança tais como ebter estabilidade no emprego, um plano de saúde ou até mesmo um bom seguro de vida(segurança financeira).
• Necessidades Sociais: Estando as duas primeiras categorias supridas, passa-se a existir a necessidade social. Isso acontece quando o indivíduo passa a ter necessidades relacionadas a área social tais como amizades, aceitação social (fazer parte de um grupo ou club), obter suporte familiar e amor.
• Necessidades de Status e Estima: Tal necessidade exite pois o ser humano busca alcançar novos objetivos, ter aprovação de todos e ganhar reconhecimento. Envolvem também a auto apreciação, necessidade de respeito e de status prestigío e consideração além do desejo de adequação e de confiança perante o mundo. Levando em conta que o indivíduo pode se tornar um ser arrogante, prepontente com um sério complexo de superioridade.
• Necessidade de Auto Realização: A vontade de realizar, desenvolver e concretizar o seu potêncial. Numa sociedade desenvolvida quase todas as necessidades se encontram parcialmente satisfeitas. O ser humano passa a buscar pelo conhecimento e experiências metafísicas e até a busca pela espiritualidade(DEUS).
A Teoria De Douglas Mc Gregor (X e Y)
Douglas McGregor nascido economista e psicólogo nascido em Detrid, tornou- se conhecido pela teoria da motivaçã "X" e "Y".
Basicamente, estas teorias tratam de dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários. Aspectos que muitas vezes os próprios indivíduos não percebem que possuem. Em uma das teorias, o funcionário é relaxado, preguiçoso e gosta pouco de trabalhar. Já na outra, o funcionário gosta das responsabilidades e a busca dentro da empresa alcançar novos objetivos.
TEORIA "x"
Nesta teoria, chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas”, parte-se do princípio em que os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.; Estes artifícios são utilizados pelos gestores para tentar gerar um empenho maior do colaborador.
Os princípios básicos da Teoria X são: Um indivíduo comum, em situações comuns, evitará sempre que possível o trabalho;
Alguns indivíduos só trabalham sob forte pressão. Eles precisam ser forçados, controlados e às vezes ameaçados com punições severas para que se esforcem em cumprir os objetivos estabelecidos pela organização onde se encntram.
O ser humano ordinário é preguiçoso e prefere ser dirigido, evita as responsabilidades, não tem ambições e, acima de tudo, deseja se proteger.
TEORIA "y"
Nesta teoria, os trabalhadores são vistos como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.
Os princípios básicos da Teoria Y são: O esforço físico e mental empregado no trabalho é tão natural quanto o empregado em momentos de lazer;
O atingimento dos objetivos da organização está ligado às recompensas associadas e não ao controle rígido e às punições;
O indivíduo comum
...