HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO
Dissertações: HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: v1a2l3e4r5i6a7 • 15/7/2014 • 8.655 Palavras (35 Páginas) • 451 Visualizações
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E
DESENVOLVIMENTO
DIRETORIA DE PROJETOS ESPECIAIS
HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO
Por: Valéria Barbosa Gomes
Orientador
Prof. Ms. Carlos Cereja
Rio de Janeiro
2004
UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES
PÓS-GRADUAÇÃO “LATU SENSU”
PROJETO A VEZ DO MESTRE
HIPERATIVIDADE, UM GRANDE DESAFIO
Apresentação de monografia ao Conjunto Universitário Cândido Mendes como condição prévia para a conclusão do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Docência do Ensino Superior.
Por: Valéria Barbosa Gomes
AGRADECIMENTO
Agradeço sinceramente à colega Neadel Kovalsky dos Santos, a primeira a afirmar a possibilidade de trabalhar pedagogicamente com o hiperativo e a primeira a me oferecer material qualitativo para minha pesquisa.
DEDICATÓRIA
Dedico esta pesquisa aos profissionais de educação e aos hiperativos.
Dedico principalmente a Lipe, querido aluno, semente desta pesquisa.
“Um educador é um fundador de mundos, mediador de esperanças, pastos de projetos.”
Rubens Alves
RESUMO
A hiperatividade causa algum desconforto e, com isso, o hiperativo sofre rejeição e muitas vezes exclusão de seus grupos sociais.
Diante disso, urge a pretensão de aprofundar-se nas pesquisas, focalizando o papel importante que o docente pode e deve desempenhar para minimizar as conseqüências negativas na vida do hiperativo e ajudá-lo a desenvolver-se.
Serão estudadas as possibilidades de integrar o hiperativo aos grupos sociais e aproveitar suas características no processo de aprendizagem.
METODOLOGIA
A metodologia utilizada para a elaboração desta monografia foi a pesquisa bibliográfica, utilizando-se como fonte de consulta livros e artigos que tratam do assunto abordado.
Através da pesquisa, pretende-se demonstrar que o trabalho com o hiperativo pode e deve ser agradável e vantajoso para todos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 9
CAPÍTULO I
BREVE HISTÓRICO SOBRE HIPERATIVIDADE 12
CAPÍTULO II
O DIAGNÓSTICO E SUAS DIFICULDADES 17
CAPÍTULO III
CAUSAS E TRATAMENTOS 25
CAPÍTULO IV
HIPERATIVIDADE – ATENÇÃO – AUTO-ESTIMA UNIÃO PERFEITA 38
CONCLUSÃO 41
BIBLIOGRAFIA 45
ÍNDICE 48
FOLHA DE AVALIAÇÃO 49
ANEXOS 50
INTRODUÇÃO
“Devemos ficar, portanto, muito atentos às seqüelas emocionais e educacionais que os pacientes, não tratados, poderão apresentar no futuro. Serão essas seqüelas, que poderão interferir na vida destes jovens de maneira acentuada, comprometendo sua felicidade.”
(Topczewski, 1999, p.40)
Esta pesquisa irá discorrer em torno do assunto hiperatividade, buscando analisar e caracterizar suas diversas nomeações, em contraste com as definições de diversos autores, bem como a descrição de alguns instrumentos que facilitem o trabalho do educador, para que a aprendizagem não seja prejudicada pelos sintomas da hiperatividade.
Como a pesquisa objetiva auxiliar a prática pedagógica, irá aprofundar-se em questões, que estejam diretamente ligadas à escola e ao professor. Desta forma, serão levadas em conta bibliografias, declarações, posturas e pesquisas nessa área, relacionando os dados obtidos à prática pedagógica, procurando, sempre, fundamentar-se teoricamente.
Serão realizadas pesquisas bibliográficas, onde serão coletados dados em livros, enciclopédias, publicações periódicas para exame. Serão analisados depoimentos de diversos profissionais
...