HIPERQUERATOSE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Por: Pablo Henrique • 15/9/2019 • Trabalho acadêmico • 2.305 Palavras (10 Páginas) • 163 Visualizações
INSTITUTO DE PODOLOGIA DE GOIANIA
ANDREIA QUEIROZ DE SOUZA
HIPERQUERATOSE
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto de Podologia de Goiânia como pré-requisito parcial para aprovação e obtenção da diplomação do curso Técnico em Podologia, sob a orientação da professora Elaine Batista Rodrigues Alves.
GOIÂNIA, GO
2019/2
Este trabalho é dedicado à minha filha (Larissa de Souza Borba), que sempre esteve ao meu lado me apoiando e me dando força para concluir essa etapa de minha vida.
Agradecimentos
Agradeço em primeiro lugar a Deus, pela coragem e determinação para a conclusão deste curso, por sempre iluminar o meu caminho por onde tenho andado;
A minha filha, que contribuiu me dando força para estar concluindo o curso de graduação;
Aos meus irmãos que se demostraram atenciosos e dedicados as minhas correrias e estudos, acreditando em mim, (Odeone Queiroz de Souza e Jalles Queiroz de Souza);
Aos amigos conquistados durante essa jornada, pelos momentos de alegrias compartilhados e por tudo que aprendemos e vivemos juntos;
Ao Instituto de Podologia de Goiânia - Goiás;
A Professora: Agradeço em especial a ela, Elaine Batista Rodrigues Alves, obrigado professora pelo apoio e orientação, o que me ajudou para o desenvolvimento deste trabalho e nos resultados obtidos.
Aos professores de todas as fases da minha vida que somaram e agregaram novos e reais conhecimentos a este graduando;
Enfim a todos que contribuíram de forma direta ou indireta para a concretização deste trabalho.
Prometo, no exercício da profissão de Podólogo, ser sempre fiel aos deveres da honra, da lei e da ciência. Tudo farei pela saúde e pela vida daqueles que me foram confiados. Prometo cumprir este juramento com fidelidade.
(JURAMENTO DO PODÓLOGO)
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo orientar e informar sobre o que é Hiperqueratose, o tratamento para qualquer patologia e sua prevenção para um resultado eficaz. Apresentamos um caso real de uma paciente que realizou um procedimento para o tratamento da hiperqueratose, a mesma foi orientada a retornar periodicamente para avaliação e prevenção.
PALAVRAS-CHAVE: Hiperqueratose, Fissura Calcâneas, Plano de Tratamento.
Sumário
1 - INTRODUÇÃO 7
2 - PAPEL DO PODÓLOGO 7
3 - METODOLOGIA 8
4 - HIPERQUERATOSE 9
4.1 - Tratamento 10
4.2 - Tipos de Tratamento 10
4.3 - Orientações Práticas 11
5 – ESTUDO DE CASO 12
5.1 - Justificativa 12
5.2 - Desenvolvimento 12
5.3 - Primeiro passo no atendimento da paciente 12
5.4 - Segundo passo no atendimento - Tratamento 13
6 - CONCLUSÃO 14
7 - REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 15
8 – ANÉXOS 16
1 - INTRODUÇÃO
O pé possui 26 ossos, 2 sesamóides, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas essas partes estão interligadas através de tecidos conjuntivos, vasos sanguíneos e nervos, sendo todo esse complexo revestido por camadas de pele, que é o órgão que determina seu limite com o meio externo. A hiperqueratose é considerada a camada da pele com maior resistência. Essa camada é encontrada nos pés de uma forma mais espessa devido ao peso do corpo que recai sobre eles. Os pés sustentam todo o peso corporal, um dos fatores que leva à ocorrência de algumas podopatologias, sendo uma delas a hiperqueratose.
2 - PAPEL DO PODÓLOGO
Podologia é a área da saúde que estuda e cuida dos pés. Seu objetivo não é apenas estético, como muitos podem pensar. Esta ciência é dedicada a diagnosticar, prevenir, estudar, investigar e tratar as patologias dos pés.
Suas atividades têm o objetivo de prevenir e tratar lesões nos pés e orientar os pacientes sobre os cuidados que devem ser tomados. O podólogo possui conhecimentos em fisiologia, patologia, anatomia, microbiologia e imunologia. Isso posto, fica caracterizado o papel fundamental do podólogo na saúde dos seus pés.
Dentre as patologias mais comuns tratadas por um podólogo, podemos citar:
- Joanetes
- Feridas
- Calosidades
- Verrugas
- Unhas encravadas
- Olho de peixe
- Fissuras
- Micose
- Úlcera dos pés
- Psoríase
- Pé diabético
- Pele seca
- Excesso de transpiração
- Mau cheiro
3 - METODOLOGIA
A pesquisa científica pode ser entendida como uma procura de informações elaborada de maneira sistêmica, ordenada, racional e obedecendo a certas normas, com o objetivo de solucionar determinado problema proposto, e contribuir para a ampliação do conhecimento.
Gil (2002) enfatiza que a pesquisa é desencadeada quando não se dispõe de informação suficiente para responder ao problema, ou então quando a informação disponível se encontra em tal estado de desordem que não possa ser adequadamente relacionado ao problema.
Conforme Yin (2005), a investigação deve ser gerida por um projeto de pesquisa que objetiva vincular os dados empíricos às questões iniciais do estudo de forma lógica, o que permitirá chegar em última análise, às suas conclusões.
Em uma pesquisa quantitativa o pesquisador se preocupa com a medição objetiva e quantificação do resultado. Esse tipo de pesquisa busca incessantemente a exatidão, aferição e perfeição, procurando impedir distorções nas análises e interpretação dos dados, o que de certa forma visa assegurar as conclusões obtidas diante dos estudos. Para Moreira (2002) de maneira contrária a pesquisa qualitativa abdica total ou quase totalmente das abordagens matemáticas no tratamento dos dados, trabalhando preferencialmente com as palavras oral e escritas, com sons, imagens, símbolos, etc.
...