TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DOS JOGOS OLIMPICOS

Artigos Científicos: HISTÓRIA DOS JOGOS OLIMPICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 11

2. OLIMPIADAS DE 1968 (CIDADE DO MÉXICO)

MASCOTE

O Primeiro mascote era baseado em um trono pirâmide ‘El Castillo’, em Chichen-Itza, feito no formato de um jaguar vermelho. Por ser tão antigo, é difícil encontrar um bom registro do mascote.

Jogos Olímpicos de Verão de 1968 oficialmente Jogos da XIX Olimpíada foram os Jogos realizados na Cidade do México entre 12 e 27 de outubro de 1968. Pela primeira vez os Jogos foram sediados na América Latina e a altitude de 2.300m acima do nível do mar da capital mexicana gerou controvérsias sobre os danos que o ar mais rarefeito poderia causar no desempenho dos atletas. Realmente, a altitude prejudicou o desempenho dos atletas nas provas de resistência e de longa distância, como o ciclismo, a natação e a maratona, mas em compensação ajudou a provocar uma chuva de recordes mundiais e olímpicos nos eventos mais curtos e de esforço mais rápido como as corridas de menos de 800m, halterofilismo, lançamento de dardo e outros.

Pela primeira vez o número de nações participantes passava da centena, numa demonstração de prestígio, interesse e popularidade inegáveis conquistados pelos Jogos Olímpicos, que atraíram o comparecimento de 112 países, num total de 5.516 atletas, sendo 781 do sexo feminino.

A Cidade do México foi escolhida como sede dos XIX Jogos Olímpicos na 60ª sessão do Comitê Olímpico Internacional, realizada em 18 de outubro de 1963 na cidade de Baden-Baden, Alemanha Ocidental, batendo as candidaturas de Detroit, Buenos Aires e Lyon, obtendo a maioria dos votos já no primeiro turno da votação.

2.1 PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

O salto triplo continuou dando alegrias aos brasileiros. Desta vez Nelson Prudêncio obteve a medalha de prata, numa emocionante disputa com o soviético Viktor Saneyev, na qual os atletas bateram o recorde mundial várias vezes. Prudêncio, que tinha como sua melhor marca 16,45m, conseguiu bater o recorde mundial com um salto de 17,23m. A medalha de ouro estava bem perto, porém Viktor Saneyev obteve a marca de 17,27m em seu último salto e ficou com a medalha de ouro.

2.2 CURIOSIDADE

A imagem mais marcante desta Olimpíada e que se tornou um ícone fotográfico dos anos 60, foi proporcionada pelos dois atletas negros norte-americanos Tommie Smith e John Carlos, ouro e bronze nos 200 metros rasos, que após receberem suas medalhas no pódio, levantaram seus braços esticados com as mãos cobertas por luvas negras e punhos fechados (saudação "black power" do partido revolucionário negro dos Panteras Negras), em protesto pela segregação racial e apoio aos movimentos negros em seu país, e abaixaram a cabeça enquanto seu hino nacional tocava no estádio. Após seu ato, transmitido ao vivo pela televisão para o mundo todo, os dois foram expulsos da delegação americana e da vila olímpica.

2.3 MODALIDADES

Nas olimpíadas de 1968, não houve novos esportes disputados. O único esporte que havia sido disputado em 1964 em Tóquio e não foi disputado em 1968, foi o judô. Porém ouve grandes mudanças nas modalidades disputadas: no salto em altura o norte americano Dick Fosbury surpreendeu a todos ao ser o primeiro atleta a saltar de costas inventando o salto Fosbury que desde então vem sendo utilizado por todos os atletas da modalidade. A natação teve um aumento de 11 provas passando a ter 29 no total, 15 para homens e 14 para mulheres.

Modalidades disputadas:

Atletismo

Basquetebol

Boxe

Canoagem

Ciclismo

Esgrima

Futebol

Ginástica

Halterofilismo

Hipismo

Hóquei sobre a grama

Lutas

Natação

Pentatlo moderno

Pólo aquático

Remo

Saltos ornamentais

Tiro

Vela

Voleibol

2.4 PAISES PARTICIPANTES

112 Países

Afeganistão, Alemanha Ocidental, Alemanha Oriental, Antilhas Neerlandesas, Argélia, Argentina, Austrália, Áustria, Barbados, Bahamas, Bélgica, Bermuda, Bolívia, Brasil, Bulgária, Burma (atual Myanmar), Camarões, Canadá, Ceilão (atual Sri Lanka), Chade, Chile, Cingapura, Colômbia, Coreia do Sul, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Dinamarca, Egito, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Espanha, Etiópia, Fiji, Filipinas, Finlândia, França, Gana, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Guiana, Guiné, Honduras, Honduras Britânicas (atual Belize), Hong Kong, Hungria, Islândia, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Irlanda, Israel, Itália, Iugoslávia, Jamaica, Japão, Kuwait, Ilhas Virgens, Líbano, Liechtenstein, Luxemburgo, Madagascar, Malásia, Mali, Malta, Maroccos, México, Mônaco, Mongólia, Nova Zelândia, Nicarágua, Níger, Nigéria, Noruega, Paraguai, Países Baixos, Panamá, Paquistão, Peru, Polônia, Porto Rico, Portugal, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República Dominicana, Rodésia, Romênia, San Marino, Senegal, Serra Leoa, Síria, Sudão, Suécia, Suíça, Suriname, Tailândia, Taiwan, Tanzânia, Tchecoslováquia, Trinidad and Tobago, Tunísia, Turquia, Uganda, União Soviética, Uruguai, Venezuela, Vietnã e Zâmbia.

.

2.5 QUADRO DE MEDALHAS

Quadro de Medalhas / Cidade do México 1968

Posição País Ouro Prata Bronze Total

1 USA Estados Unidos

45 28 34 107

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com