TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DO GRUPO MATEUS

Casos: HISTÓRICO DO GRUPO MATEUS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 11

HISTÓRICO DO GRUPO MATEUS

Em meados dos anos 80, Ilson Mateus Rodrigues trabalhava como garimpeiro em Serra Pelada, no Pará. Foi nessa época que ouviu falar, pela primeira vez, que no Maranhão havia uma cidade promissora para o comércio e o agronegócio. Essa esperançosa cidade era Balsas, a 833 km de São Luís, capital do estado. E foi em Balsas, ao sul do Maranhão, que iniciou a história do que é hoje o Grupo Mateus.

Em Balsas, Ilson Mateus começou a vender pinga em agosto de 1986 e inaugurou uma pequena mercearia de 50 m², ao mesmo tempo em que cuidava desse comércio, fazia fretes levando produtos adquiridos em Imperatriz, a 636 km de São Luís, para serem comercializados em Balsas. Nesse período, o Brasil passava por uma série de transformações com a chegada do plano cruzado e Ilson Mateus precisava se firmar no mercado daquela região, mas para ele - que tinha um espírito empreendedor nato - só havia uma alternativa: comprar a prazo de grandes distribuidores e vender à vista, investindo freneticamente em estoque e em mão de obra qualificada.

Assim, em apenas dois anos, em 1988, a mercearia de 50 m², tornou-se um supermercado de médio porte. Neste momento, a cidade de Balsas estava em transformação pelo agronegócio da soja, novos moradores chegavam de diversas partes do Brasil, todos ávidos por produtos diferenciados e de qualidade. E, para atender essa demanda de consumidores, Ilson Mateus investiu no atacado e inaugurou o Armazém Mateus, firmando-se na região como, varejista e atacadista.

A intenção de levar a marca Mateus para outras cidades do Maranhão se iniciava! Foi então que, em setembro de 2000, o Grupo Mateus inaugurou a sua primeira loja em Imperatriz, cidade que ocupa a posição de segundo maior centro econômico e populacional do Maranhão. No mesmo ano, Ilson Mateus iniciou suas atividades com a distribuição de Produtos Farmacêuticos e inaugurou o primeiro Hipermercado do sul do estado, o Hiper Mateus na cidade de Balsas, com 3.414m² de área de vendas. Dois anos mais tarde, foi inaugurada na cidade Santa Inês, a 243 km da capital maranhense, uma ampla e moderna loja, que pela sua proximidade com São Luís, passou a ser um importante ponto estratégico de expansão.

Com os bons resultados alcançados, em 2003, o empreendedor inaugurou mais uma loja na cidade de Imperatriz. O ano de 2003 entrou definitivamente para o calendário do Grupo Mateus como o “Ano das Conquistas”, pois neste mesmo período, estrategicamente, a rede supermercadista realizou um importante feito: chegou à capital do Maranhão bem estruturada.

Em uma oportunidade de negócios, Ilson Mateus adquiriu duas lojas em São Luís em bairros distintos, na Cohab, bairro popular da capital e no emergente bairro comercial Renascença. Com a estratégia de oferecer um maior mix de produtos com o melhor custo benefício, os ludovicenses tiveram uma aceitação impressionante com a marca, fato que contribuiu para o Grupo Mateus inaugurar mais cinco lojas na capital no espaço de tempo de três anos, sendo, duas em 2004, duas em 2006 e uma em 2007.

Ainda em 2007, o Grupo Mateus, com foco na padronização e na qualidade dos produtos disponibilizados nas lojas de todo o estado, investiu em um centro de panificação inaugurando a Indústria de Pães “Bumba Meu Pão”, localizada no Distrito Industrial da capital maranhense. No mesmo ano, a rede supermercadista, em plena expansão, levou para as cidades de Imperatriz e Balsas o sistema cash and carry, conhecido popularmente como Atacarejo, seguimento que leva a marca Mix Mateus. Em 2008, a primeira loja Mix Mateus foi inaugurada em São Luís, no bairro do João Paulo, local tradicionalmente conhecido pelo comércio atacadista, e mais duas lojas do Mateus Supermercados abrem suas portas em Imperatriz.

Indiferente à crise financeira mundial, que levou muitas empresas a adiarem ou cancelarem investimentos, o Grupo Mateus manteve seus projetos de expansão no estado. Em abril de 2009, o Grupo Mateus chega à cidade de Açailândia, o terceiro maior PIB do estado do Maranhão e o oitavo mais populoso. Em 2010, investiu no segmento especializado de eletroeletrônicos, eletrodomésticos, bazar e móveis, inaugurando duas lojas próprias com a marca Eletro Mateus, em São Luís e Imperatriz.

O Grupo Mateus, em pleno amadurecimento de seu plano de expansão, encerrou o ano de 2010 com 23 lojas entre atacado e varejo, com operações em 06 cidades do Maranhão. Com o Armazém Mateus finalizou 2010 atuando em quatro estados: Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí e a Invicta – distribuidora farmacêutica operando nos estados do Maranhão, Pará e Piauí.

Já em 2011, o Grupo Mateus diversificou seus negócios e fechou parceria com o Bradesco, lançou no mercado o cartão de crédito MateusCard. No mesmo ano, o grupo ampliou a Indústria de Pães na capital, triplicando sua capacidade de produção para 900 mil kg/mês e inaugurou mais quatro lojas no Maranhão, sendo: três na capital e uma em Imperatriz.

Com experiência e recursos financeiros provenientes do trabalho no comércio do Maranhão, em 2012, o Grupo Mateus ultrapassou as fronteiras de seu estado de origem e inaugurou duas lojas no seguimento varejista na região Norte do país. A cidade de Palmas, no Tocantins, foi a primeira fora do estado a ter experiências com a rede maranhense. A cidade de Marabá, no sul do Pará, recebeu a segunda loja, marcando a entrada do Grupo Mateus no território paraense. Ainda, em 2012, no Maranhão, foram inauguradas 10 lojas, sendo, 07 Eletro Mateus, 02 Mateus Supermercados e 01 Mix Mateus, fechando o ano de 2012, com um saldo positivo de 12 inaugurações.

No primeiro semestre de 2013, o Grupo Mateus inaugurou sua segunda loja em Marabá, no Pará, desta vez no segmento Autosserviços, e o Eletro Mateus, chegou à cidade de Grajaú e Santa Luzia do Tide, no estado do Maranhão. O segundo semestre iniciou com novas inaugurações. Em agosto, foram abertas a Super Turu, em São Luís, e o Mix Mateus Santa Inês, na estratégica cidade de Santa Inês.

Atualmente, o Grupo Mateus é considerado a maior rede regional com capital 100% nacional e opera nos segmentos de Varejo (com a bandeira Mateus Supermercados), Atacarejo (bandeira Mix Mateus), Eletroeletrônicos, Eletrodomésticos, Móveis e Confecções (bandeira Eletro Mateus), Indústria de Pães (bandeira Bumba Meu Pão), Distribuição de Produtos Farmacêuticos (bandeira Invicta) e Atacado (bandeira Armazém Mateus) – este último garante, com uma frota própria de 235 caminhões, a distribuição de produtos para os estados do Pará, Piauí, Tocantins e Maranhão. Para atender a demanda dessa grande estrutura, o Grupo Mateus dispõe de 03 Centros de Distribuição, totalmente automatizados que garantem o abastecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com