HISTÓRICO DO SESC
Tese: HISTÓRICO DO SESC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: itarh • 8/10/2013 • Tese • 545 Palavras (3 Páginas) • 336 Visualizações
Devido às mudanças profundas no contexto mundial e à globalização, diante do desafio das empresas se manterem modernas e competitivas, visando à maximização de resultados e à ampliação de suas capacidades de integração ao mercado, diversas empresas têm buscado alternativas para continuarem líderes. Uma delas é a valorização de seus talentos humanos, que são a peça principal para o sucesso da organização.
Torna-se cada vez mais necessário reconhecer os méritos dos colaboradores que se destacam no dia-a-dia de trabalho, promovendo o Autoconhecimento e o Auto desenvolvimento dos empregados, refletindo na motivação e pro atividade das pessoas que se tornam fieis a empresa, buscando juntos os resultados organizacionais e aumentando a competitividade no mercado.
Diante disso, surge o conceito de Competência, um tipo de avaliação de desempenho que tende a ampliar o processo de desenvolvimento individual e de equipe, favorecendo o desempenho profissional, localizando falhas, fornecendo ferramentas para corrigi-las e valorizando potenciais já existentes e alavancando carreiras, além de vincular a atuação dos funcionários com os objetivos e metas estratégicas da empresa.
E é justamente isso que faremos neste trabalho, o valor das competências os tipos de competências e ainda as inteligências múltiplas que é de fundamental importância para as empresas, pois cada um possui sua habilidade especifica e ninguém é igual, por isso tudo sai do jeito certo, pois cada um sabe uma coisa e um ajuda o outro a concluir suas tarefas.
1 - HISTÓRICO DO SESC
Em Maio de 1945, logo após a II Guerra Mundial, quando o mundo questionava os problemas sociais afetados pela situação pós-guerra, as figuras mais representativas das classes produtoras brasileiras promoveram, em Teresópolis, a I Conferência Nacional das Classes Produtoras – CONCLAP, quando foi lançada a CARTA DA PAZ SOCIAL, definindo-se as bases de uma ampla política social em favor das classes trabalhadoras. Uma conseqüência deste encontro foi o surgimento do Serviço Social Comércio – SESC, através do decreto lei n.º 9853, de 13 de setembro de 1946.
O Serviço Social do Comércio – SESC é uma instituição Particular, com personalidade jurídica de direito privado, fundada e mantida pelos empresários do comércio, através da contribuição mensal de 1,5% sobre o total da folha de pagamento dos empregados.
O SESC não tem fins lucrativos, foi criado com o objetivo de zelar pelo bem-estar dos comerciários e seus familiares, colaborando para a melhoria de seu padrão de vida. Este trabalho é desenvolvido em todo o Brasil pelas Unidades Operacionais localizadas nos estados. A área de atuação do SESC inclui EDUCAÇÂO, SAÚDE, ASSISTÊNCIA, CULTURA E LAZER. Oferecendo uma gama de serviços que visam proporcionar uma melhor qualidade de vida para os comerciários e a comunidade.
Atualmente, o Departamento Regional no Rio Grande do Norte possui 14 unidades operacionais em funcionamento, sendo nove na capital e cinco no interior. Além de duas unidades itinerantes que são as carretas: Odontosesc e Saúde da Mulher.
NOME: Serviço Social do Comércio
A
...