Handebol
Dissertações: Handebol. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luprev • 26/5/2014 • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 1.381 Visualizações
HISTÓRIA DO HANDEBOL NO MUNDO E NO BRASIL
1 - O que é o handebol e sua origem
A bola é, sem dúvida, um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e que vem cativando o homem há milênios.
O jogo de “Urânia” praticado na antiga Grécia, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas, é citado por Homero na Odisseia. Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”. Mesmo durante a Idade Média, eram os jogos com bola, praticados como lazer por rapazes e moças.
O handebol (do inglês handball) é uma modalidade desportiva muito popular hoje em dia.
Na historia do handebol, ele é um dos jogos esportivos mais recentes e sua origem é um meio que controversa. Acredita-se num descobrimento do alemão Karl Schelens em 1919.
Porém desde 1904 já havia registros de um haandbol criado por um dinamarquês Holger Nielsen. Mesmo assim foi atribuída a invenção do handebol ao professor Karl Schelens, da escola de Ed. Fisica de Berlim, época da 1ª guerra mundial. A principio o Professor Max Heiser professor de ginástica berlinese, criou o torball para as operárias da Siemens. Apenas em 1919 Karl reformulou as regras de torball mudando seu nome para handebol com 11 jogadores.
Karl levou a modalidade também para Áustria e Suíça. Em 1920 o diretor da escola de Ed. Física da Alemanha fez do esporte como desporto oficial. Quando 5 anos mais tarde, Alemanha e Áustria organizaram o primeiro jogo internacional com a vitória da Áustria por 6 a 3. Em uma reunião em agosto de 1927 do comitê de handebol da IAAF, foram adquiridas as regras alemãs como as oficiais do esporte, influenciando que na 25ª sessão do comitê olímpico internacional, que fosse feita a inclusão do handebol no programa olímpico.
Conforme aumentasse o número de países praticantes, o jeito foi a independência da IAAF, que aconteceu no dia de 4 de agosto de 1928, no congresso de Amsterdã, tendo 11 países que escolheram o americano Avery Brudage como sendo membro da presidência da FIHA.
Então em 1934 o comitê olímpico internacional decidiu colocar o handebol como esporte olímpico nas olimpíadas de Berlim em 1936, oque aconteceu com a participação de seis países, sendo 26 países afiliados, com a Alemanha vencendo a Áustria no jogo decisivo por 10 a 6, na frente de 100 mil pessoas Olympia stadium de Berlim.
Após dois anos, também na Alemanha foi feito o primeiro campeonato mundial, tanto no salão como no campo. Com o termino da 2ª guerra mundial, os dirigentes do handebol fizeram uma reunião em Copenhague e fundarão a atual federação internacional, tendo a sede na Suécia, com a presidência do sueco, Costa Bjork. No ano de 1950, a sede da IHF muda-se para Basileia, na suíça.
Em 1954 pelo forte inverno na Europa, o handebol começou a ser praticado em salões. Voltando as olimpíadas nesse novo formato em 1972 masculino e 1976 feminino.
No Brasil, a modalidade de campo do handebol foi introduzida no estado de SP por imigrantes Alemães em meados da década de 30. Na década de 60, durante um curso internacional em Santos o professor francês Augusto Listello, apresentou a modalidade (handebol) a professores de outros estados, com isso os professores introduziram a modalidade em seus colégios e à partir de então o handebol passou a ser praticado em outros estados.
O MEC incluiu o handebol nos jogos estudantis e jogos Universitários Brasileiros à partir de 1971. Com isso o handebol espalhou-se em todo o território nacional e vários estados dividiram os títulos nacionais.
O 1° campeonato Brasileiro Juvenil para ambos os sexos foi realizado em 1973 em Niterói pela antiga CBD. Em 1974 (Fortaleza) foi realizada a competição para adultos. A 1° taça Brasil de clubes, foi disputada no estado de SP no ano de 1980, um ano após a criação da confederação brasileira de handebol.
O Brasil disputou a primeira Olímpiada em Barcelona (Espanha – 1992) com a seleção masculina e terminou na 12° posição. Em Atlanta (Estados Unidos - 1996) a seleção brasileira ficou em 11° lugar. Nas duas olímpiadas o país herdou a vaga à partir da desistência de Cuba.
A seleção feminina, conseguiu colocar o Brasil em uma olímpiada por seus próprios méritos. Nos jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá – 1999) a equipe conquistou o ouro e foi classificada para os jogos olímpicos de Sidney (Austrália – 2000). Com isso a seleção feminina de handebol fez história.
Na Olímpiada as meninas conseguiram se classificar em 8° lugar e começaram a despertar atenção mundial. Essa edição foi marcada historicamente para o handebol brasileiro. Durante as Olímpiadas as atletas foram chamando atenção de técnicos europeus por ter boas atuações em jogos, assim que acabou as Olímpiadas as atletas passaram a ser convidadas para atuar na Europa pelo fato de serem ótimas jogadoras.
Atualmente o esporte é praticado em 183 países, envolvendo
...