Hidráulica História da Hidráulica
Por: mverrip • 14/2/2016 • Resenha • 564 Palavras (3 Páginas) • 369 Visualizações
- Hidráulica
1.1 História da Hidráulica
Ao longo do tempo, o homem desenvolveu diferentes máquinas para facilitar seus trabalhos. Em busca da otimização dessas, houve a junção dos equipamentos com os meios de transmissão de energia (mecânica, elétrica, eletrônica, pneumática e hidráulica). Devido a isso, a hidráulica ganhou um grande espaço nos mais variados segmentos do mercado e amplas áreas se desenvolveram graças a esse ramo, como a área de automatização industrial e automotiva.
A invenção de equipamentos baseados na força hidráulica teve início nas civilizações antigas, como exemplo: as seringas, criadas pelos egípcios nas técnicas de mumificação, assim como, o moinho e a roda d’água, equipamentos desenvolvidos antes de Cristo por outras civilizações. Apesar desse domínio, até meados do século XVI, não havia estudos de verdade sobre a hidráulica, os quais foram iniciados por físicos, como Galileu, Pascal e Newton.
Agora já com uma base do assunto, equipamentos mecânicos já começaram a ser desenvolvidos por volta do século XVIII, como a primeira prensa hidráulica e o primeiro guindaste hidráulico. Diante isso, diversas invenções ganharam destaque no ramo fabril e a substituição da água por outros fluidos – óleo mineral e fluido sintético - representou uma grande novidade.
Hoje, existem diversas áreas que necessitam da hidráulica. Ela se tornou um importante aspecto para a criação e o desenvolvimento de novas máquinas. Pode-se perceber essa presença em áreas de: automóveis, máquinas agrícolas, robôs, máquinas de construção civil e aeronáutica, além da engenharia médica.
1.2 Fatos Históricos importantes da Hidráulica
• Em 1612, Galileu elaborou seu primeiro estudo sistemático da hidrostática e de seus principais fundamentos;
• Em 1650, Pascal explica a distribuição de pressão de um líquido dentro de um recipiente (Lei de Pascal);
• Entre 1660 a 1720, Isaac Newton elabora a declaração da lei de atrito em movimento. Além disso, introduz o conceito de viscosidade de um fluido e da semelhança da eletrodinâmica;
• Em 1795, um mecânico inglês, Joseph Bramah, constrói a primeira prensa hidráulica, usando como meio de transmissão, a água;
• Em 1850, Armstrong desenvolveu o primeiro guindaste hidráulico. Para fazê-lo, desenvolveu também, o primeiro acumulador hidráulico;
• Em 1900, houve a construção da primeira bomba de pistões axiais nos Estados Unidos, mas com a substituição da água por óleo mineral.
1.3 Evolução da Hidráulica até os dias atuais
Tendo objetivos como: um menor peso operacional, tamanho, operações mais precisas, eficientes e com menor consumo de potência, os sistemas hidráulicos passaram, ao longo do tempo, por diversas modificações. Entre elas, pode-se citar: a incorporação de pressões operacionais mais elevadas, a agregação de acionamentos elétricos, eletrônicos e eletrônicos computadorizados ao equipamento e o desenvolvimento de sistemas de controle de carga, de velocidade e de demanda de potência.
...