Hidrostática
Exames: Hidrostática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JoyceLola • 30/9/2013 • 1.509 Palavras (7 Páginas) • 592 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA SÃO CAETANO DO SUL
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E CIVIL
FUNDAMENTOS DA HIDROSTÁTICA E CALORIMETRIA
São Caetano do Sul, 24 de Setembro de 2013.
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
FUNDAMENTOS DE HIDROSTÁTICA E CALORIMETRIA
Trabalho apresentado à disciplina de Fundamentos Hidrostática e Calorimetria, do curso de exatas em Engenharia Civil / Produção, pela Faculdade Anhanguera São Caetano do Sul.
Orientador: Prof. Abner Jacinto Braz
Sumário
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E CIVIL 1
“APLICAÇÕES DE CALORIMETRIA E HIDROSTÁTICA” 4
Hidrostática 4
Fluido 4
Pressão 4
Densidade 5
Lei de Pascal e Lei de Arquimedes 6
Lei de Pascal 6
Lei de Arquimedes 6
CONSTRUÇÃO DE SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR 6
Conceitos básicos dos sistemas de aquecimento solar 7
Principais elementos de um aquecedor solar 9
Residência analisada 10
Sistema de aquecimento solar 11
Conclusão 11
“APLICAÇÕES DE CALORIMETRIA E HIDROSTÁTICA”
“Construção de Sistema de Aquecimento Solar”
Hidrostática
Chamamos hidrostática a ciência que estuda os fluidos em equilíbrio estático.
Fluido
Fluido é uma substância que tem a capacidade de escoar. Quando um fluido é submetido a uma força tangencial, deforma-se de modo contínuo, ou seja, quando colocado em um recipiente qualquer, o fluido adquire o seu formato.
Podemos considerar como fluidos líquidos e gases.
Particularmente, ao falarmos em fluidos líquidos, devemos falar em sua viscosidade, que é a atrito existente entre suas moléculas durante um movimento. Quanto menor a viscosidade, mais fácil o escoamento do fluido.
Pressão
Ao observarmos uma tesoura, vemos que o lado onde ela corta, a lâmina, é mais fina que o restante da tesoura. Também sabemos que quanto mais fino for o que chamamos o "fio da tesoura", melhor esta irá cortar.
Isso acontece, pois ao aplicarmos uma força, provocamos uma pressão diretamente proporcional a esta força e inversamente proporcional a área da aplicação.
No caso da tesoura, quanto menor for o "fio da tesoura" mais intensa será a pressão de uma força nela aplicada.
A unidade de pressão no SI é o Pascal (Pa), que é o nome adotado para N/m².
Matematicamente, a pressão média é igual ao quociente da resultante das forças perpendiculares à superfície de aplicação e a área desta superfície.
Sendo:
p= Pressão (Pa)
F=Força (N)
A=Área (m²)
Densidade
Quando comparamos dois corpos formados por materiais diferentes, mas com um mesmo volume, quando dizemos que um deles é mais pesado que o outro, na verdade estamos nos referindo a sua densidade. A afirmação correta seria que um corpo é mais denso que o outro.
A unidade de densidade no SI é kg/m³.
A densidade é a grandeza que relaciona a massa de um corpo ao seu volume.
Onde:
d=Densidade (kg/m³)
m=Massa (kg)
V=Volume (m³)
A Lei Fundamental da Hidrostática permite concluir que:
• A pressão no interior de um líquido em equilíbrio hidrostático aumenta com a profundidade
• A superfície livre de um líquido em equilíbrio hidrostático é plana e horizontal
• Dois pontos que se encontrem ao mesmo nível, no interior de um líquido, em equilíbrio hidrostático, estão à mesma pressão
• Dois pontos que se encontrem ao mesmo nível, no interior de um líquido, contido num sistema de vasos comunicantes, em equilíbrio hidrostático, estão à mesma pressão.
• num sistema de vasos comunicantes, com dois líquidos não miscíveis, em equilíbrio hidrostático, as alturas dos líquidos, medidas a partir da superfície de separação, são inversamente proporcionais às massas volúmicas dos dois líquidos.
Lei de Pascal e Lei de Arquimedes
Lei de Pascal
Qualquer variação de pressão exercida sobre um fluido em equilíbrio hidrostático transmite-se integralmente a todos os pontos de fluido e às paredes do recipiente que o contém.
Lei de Arquimedes
A impulsão é a força que um líquido exerce verticalmente, de baixo para cima, sobre um corpo que nele esteja total ou parcialmente mergulhado.
Todo o corpo mergulhado total ou parcialmente num fluido recebe, da parte deste, uma impulsão vertical, dirigida de baixo para cima e de intensidade igual ao valor do peso do volume de fluido deslocado pelo corpo.
...