Higiene E Segurança No Trabalho
Casos: Higiene E Segurança No Trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Iuri_Toffolo • 18/4/2014 • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 287 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Sob todos os aspectos em que possam ser analisados, os acidentes e doenças decorrentes do trabalho apresentam fatores extremamente negativos para a empresa, para o trabalhador acidentado e para a sociedade.
Anualmente, as altas taxas de acidentes e doenças registradas pelas estatísticas expõem os elevados custos e prejuízos humanos, sociais e econômicos que custam muito para o País, considerando apenas os dados do trabalho formal.
O somatório das perdas, muitas delas irreparáveis, é avaliado e determinado levando-se em consideração os danos causados à integridade física e mental do trabalhador, os prejuízos da empresa e os demais custos resultantes para a sociedade.
Para a redução de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, foi elaborado um programa de melhoria para que o número destes incidentes cheguem a zero: PAZ – PROGRAMA ACIDENTE ZERO.
2 PROGRAMA “PAZ”
Trata se de Programa de segurança incentivado pela Divisão FASTENER SPS, tendo com fundamento os 15 Elementos chaves de segurança.
2.1OBJETIVO:
Atingir “ZERO” acidente em todas as unidades da divisão.
2.2 ELEMENTOS:
C.E. S. S - Comitê Executivo de Saúde e Segurança.
Cumprir e fazer cumprir a política de Segurança e saúde da unidade; atender a legislação vigente, acompanhar auditoria do sistema de saúde e segurança, tornar um hábito o uso de ferramentas de prevenção de acidentes e doenças trabalho, de forma a garantir e preservar a integridade física dos funcionários.
II – COMUNICAÇÃO & DIVUGAÇÃO DE RESULTADOS DE SAÚDE E SEGURANÇA
I – ASSEGURAR A CONSCIENTIZAÇÃO DA EQUIPE DE FUNCIONÁRIOS NAS POLITICAS E PROCEDIMENTOS.
II – ASSEGURAR A PARTICIPAÇÃP DOS SUPERVISORES
III - INCENTIVE E FACILITE A PARTICIPAÇÃO DO EMPREGADO.
IV – PROMOÇÃO DA CONSCIENTIZAÇÃO DE SEGURANÇA
III - TREINAMENTO DE SEGURANÇA
Atingir alto nível de conscientização para prevenção de acidentes/incidentes; aprimorar os conhecimentos sobre normas e procedimentos e incentivar a prática das ferramentas de segurança.
IV - INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES
Pesquisar de forma sistemática, através de visita no local do acidente e conversa com o acidentado e/ou testemunha do fato ocorrido.
Apurar os fatores de forma direta ou indiretamente, que teriam contribuído para a ocorrência do acidente ou do incidente.
V - ANÁLISE DE ACIDENTES/INCIDENTES
Apurar a causa Raiz do acidente/Incidente, analisando minuciosamente todos os fatores que contribuíram para fato.
V I - COMITÊ DE SEGURANÇA – GRUPO DA CIPA
Disseminar cultura prevencionista no chão de fábrica, agindo com grupo de trabalho e facilitador das ações de segurança com “foco” em resultados.
O grupo recebe um treinamento específico sobre: Legislação, metodologia de Inspeção e Análise de acidentes/Incidentes, reconhecimento de riscos no local de trabalho, dinâmica de reunião, trabalho em grupo entres outras ferramentas de prevenção.
VII - DEDECÇÃO DE RISCOS/PERIGOS
Fazer levantamento de perigo em: cabine de alta tensão, espaços confinados, estocagem e tubulação de GLP, Gás propano, Gás amônia, Gás Natural e Fornos, para prevenção de incidentes/acidentes e a preservação do patrimônio.
VIII - A S.T - ANÁLISE DE RISCO NA TAREFA
Identificar e evidenciar os riscos de acidentes e as possíveis lesões deles decorrentes, garantindo o estado de acidente “ZERO”.
IX - MEDICIA E SÁUDE OCUPACIONAL
MEDICINA E SAÚDE
1. Recursos de primeiros socorros e emergência médica.
2. Estabelecer critérios de demanda física para cada trabalho e conduta verificando os novos andamentos e transferências de trabalho
3. Programa de Saúde ocupacional
4. Política de retorno ao trabalho
5. Contenção de custos
X - PROGRAMA DE SEGURANÇA PARA CONTRATADAS.
Cumprir e fazer cumprir todos os regulamentos e instrução de trabalho interno relativos à segurança do trabalho e atender integralmente a Legislação no âmbito Federal, Estadual e Municipal.
Garantir a integridade física dos colaboradores diretos ou indiretos, bem como a preservação do patrimônio da Empresa.
XI - VENTILAÇÃO E QUALIDADE O AR
1. Programar programa de controle da qualidade do ar e ventilação com revisão anual.
2. Apresentar Plano de Manutenção Preventiva das Centrais de unidades de Ar Condicionados e também dos Insufladores. (Temos somente a documentação da central de ar condicionado).
3. Responder Imediatamente as queixas ou emergências.
4. Corrigir a deficiências de alocação dos condutores de ar (Insufladores).
XII – REVISÕES DE DESEMPENHO DE SEGURANÇA
1. Relacionar o desempenho de Segurança com aumento de salário e Promoção.
2. Criar e executar um sistema que possa medir o desempenho de segurança dos empregados
3. Elaborar
...