Hipermercado
Por: tonhovanzela1970 • 30/9/2015 • Relatório de pesquisa • 2.997 Palavras (12 Páginas) • 163 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
1ª SÉRIE
POLO SERTÃOZINHO – SP
Desafio Profissional
Direito Empresarial
Tecnologias De Gestão
Responsabilidade Social E Meio Ambiente
NOME: LUIS ANTONIO VANZELA RA: 9390331177
NOME:__________________________RA:_________________
NOME:__________________________RA:_________________
NOME:__________________________RA:_________________
TUTORA PRESENCIAL: Elane Jesus da Conceição
TUTORA A DISTÃNCIA: Elane Jesus da Conceição
Sertãozinho, 03 De Outubro De 2014
Modelo De Excelência da Gestão
Segue abaixo uma descrição de um Modelo de Gestão
1 – Estratégias e Planos
A distância que une a ideia e a ação é o planejamento. Estratégia é a soma dos objetivos e metas principais, das políticas essenciais e dos planos para alcançar estes objetivos. É o casamento entre a organização e o ambiente formando um conjunto integrado de ações para assegurar uma vantagem competitiva sustentável. Uma gestão estratégica causa impacto à estrutura organizacional e aos processos administrativos, na maneira como se dividem as tarefas na empresa, nas linhas de autoridade e comunicação, na gestão dos recursos humanos e no formato da organização. É, portanto, uma característica das pessoas que estão no centro e na cúpula de uma empresa, não importando seu nível hierárquico e cargo. É uma preocupação de quem está comprometido e envolvido Os fundamentos da excelência refletem valores reconhecidos internacionalmente. Os fundamentos das Excelências são: 1. Pensamento Sistêmico 2. Aprendizado Organizacional 3. Cultura de Inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Orientação por processos e informações 6. Visão de futuro 7. Geração de Valor 8. Valorização das pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social.
5 – Departamentalização
a) Tipo de Estrutura: Funcional
b) Vantagem da estrutura: Melhor distribuição do trabalho
c) Desvantagem da estrutura: Pode sobrecarregar alguma atividade da empresa
d) Critérios de Departamentalização:
1° Nível – Diretoria – Sem Critério
2° Nível – Gerência – Por Funções
3° Nível – Setor – Por Funções
6 – Áreas Funcionais – Meio/Fim
Função Fim: Setor de Açougue, Setor de Padaria e Setor de Suprimentos.
Função Meio: Todas as demais áreas que não tem função definida
7 – Tipo De Estrutura
A empresa é uma organização formal no plano externo, pois possui registro legal e oficial, com registro jurídico e endereço definido. Classifica-se como uma organização formal no plano interno, pois possui normas de condutas, regras e uma estrutura organizacional composta de cargos e relações funcionais com hierarquias. Também é considerada uma organização informal no plano interno, onde as ordens dos gerentes para os colaboradores normalmente são verbais sem registro.
8 – O Modelo De Organização
É considerada Racional/Técnica, exigindo um relacionamento profissional, competência e responsabilidade em busca de melhores resultados. Repassando a seus colaboradores várias normas como: horários,educação e respeito para com os clientes, conhecimento dos produtos. Não apresenta característica de benefícios obtidos devido a relacionamentos internos na organização.
9 – Organograma Sugerido
a) Critérios de Departamentalização de acordo com o organograma sugerido:
1° Nível – Diretoria – Sem Critério
2° Nível – Gerência – Por Funções
3° Nível – Setor – Por Funções
4° Nível – Atividade – Por Produtos/Serviços
b) Tipo de Estrutura:
Funcional/ Linear
Funcional:
Vantagem: Melhor distribuição do trabalho
Desvantagem: Pode sobrecarregar alguma atividade
Linear:
Vantagem: Cadeia de comando bem definida
Desvantagem: Tomada de decisão descentralizada
Com pesquisas e visitas ao Hipermercado, conclui-se que o modelo organizacional é fundamental para o funcionamento de uma empresa e é o instrumento básico para a concretização do processo organizacional. As hierarquias e funções, bem estabelecidas, permitem o alcance dos objetivos desejados, além de proporcionar eficiência no uso dos recursos disponíveis.
Sugerimos à empresa mudanças na estrutura organizacional, dividindo de forma correta os níveis de hierarquia e funções. Com novas estruturas será possível uma melhor visualização da responsabilidade no processo de decisões, com a determinação dos tipos de autoridade e o grau de participação na empresa, haverá uma conseqüente melhora no processo dos rumos e desempenho do sistema empresarial, tornando possível o alcance de resultados e posterior sucesso.
...