Hipotermia
Seminário: Hipotermia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marielu • 24/5/2014 • Seminário • 326 Palavras (2 Páginas) • 489 Visualizações
Hipotermia
O corpo humano pode ser lesado pela exposição, por período prolongado, a baixa temperatura, ou mesmo por exposição ao frio extremo durante apenas um curto espaço de tempo, podendo lesar a superfície corporal e provocar resfriamento generalizado (hipotermia), levando à morte.
Os fatores que podem influenciar significativamente no desenvolvimento das lesões por frio são o ambiente (temperatura fria, imersão em águas geladas, contato prolongado com locais frios), as roupas inadequadas, o tempo de exposição e a idade (idosos e crianças são mais suscetíveis).
Hipotermia geral ou resfriamento generalizado
O organismo utiliza diversos recursos para a manutenção da estabilidade da temperatura corporal em torno de 36,8°C. Essa temperatura constante permite que as reações celulares (metabolismo) ocorram de forma eficaz.
Se o corpo humano não consegue controlar a temperatura, ocorre o resfriamento generalizado (hipotermia), o que pode levar ao coma e evoluir para morte.
Sinais e sintomas
- Pele fria e seca.
- Calafrios.
- Sensação de adormecimento nas extremidades.
- Sonolência.
- Inconsciência.
- Letargia (movimentos musculares executados com lentidão).
- Bradipneia (FR Lenta) e Bradicardia (FC Lenta).
Procedimentos
- Remover a vítima para um ambiente seguro e aquecido.
- Realizar a análise primária e tratar os problemas em ordem de prioridade.
- Remover as roupas molhadas e secar o corpo da vítima.
- Aquecer a vítima usando cobertores.
Resfriamento localizado (congelamento)
A exposição de uma parte do corpo humano ao frio excessivo pode produzir a necrose celular, que é provocado pelo congelamento do líquido intracelular. Esse resfriamento pode ser superficial ou profundo.
Quando o resfriamento é profundo, aparecem manchas na pele, as quais alteração sua coloração de branca (acinzentada) para amarela e, finalmente, azulada – tanto a superfície quanto as partes internas do local lesionado estão duras ao tato.
Consequências da exposição ao frio
- Formação de bolhas.
- Necrose tecidual.
Procedimentos
- Remover as roupas molhadas.
- Remover anéis, pulseiras e relógios da área afetada.
- Secar suavemente a área lesada.
- Envolver a área queimada com compressa de gaze estéril seca.
- Se a lesão atingir dedos, separá-los com compressa de gaze estéril seca.
- Envolver a região com atadura de crepe, mantendo-a aquecida.
...