Hipotermia E Hipertermia
Trabalho Escolar: Hipotermia E Hipertermia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessaprimo • 5/6/2014 • 467 Palavras (2 Páginas) • 1.682 Visualizações
Hipotermia e Hipertermia
Conceito de Hipotermia:
A hipotermia ocorre quando a temperatura do nosso corpo cai abaixo do normal, 37°C, sem intenção e de forma que seu metabolismo se prejudique. Se a temperatura ficar abaixo de 32°C, a condição pode ficar crítica ou até fatal. Essa sensação faz com que o indivíduo entre em processo de tremor devido às contrações dos vasos sanguíneos, que tentam diminuir a perda de calor pelo corpo, mantendo assim o organismo a uma temperatura normal. Temperaturas quase sempre fatais são aquelas abaixo de 27°C.
Os sintomas mais comuns são: tremores, esfriamento das mãos e pés, dormência nos membros, pouca energia, dificuldade em respirar, pulsação lenta, inchaço na face, perda de controle da bexiga. Em estágios mais avançados a hipotermia causa perda de memória, perda de controle dos membros superiores e inferiores, perda dos sentidos, perda da pulsação e pupilas dilatadas.
A hipotermia é causada devido à exposição intensa ao frio.
Há três classificações para a hipotermia:
Hipotermia Aguda: É caracterizada pela perda de temperatura corporal, de forma brusca e rápida, devido à exposição intensa ao frio. Essa queda corporal de forma agressiva é causada pela incapacidade do organismo de suprir e manter a energia interna, devido ao fato de ter sido esfriado também. É muito comum em casos de exposição à Neve, Tempestades, etc.
Hipotermia Subaguda: É caracterizada pela perda de temperatura corporal, gradualmente, em períodos mais longos até o desgaste total das reservas do organismo para suprir o calor interno.
Hipotermia Crônica: A mais comum em centros urbanos, principalmente em estações como o Inverno, onde o índice de resfriados e enfermidades acontece com maior frequência. A Hipotermia Crônica é causada por consequências de alguma patologia.
Hipertermia
Conceito de Hipertermia:
A Hipertermia, nada mais é que o contrário de Hipotermia, ou seja, quando há um aumento da temperatura normal corporal, superior a 40ºC. Suas causas estão relacionadas à exposição excessiva ao sol, exposição a ambientes de intenso calor, pelo consumo de medicamentos e pode ser também ocasionada devido a alguma patologia por febre muito alta. É muito comum as pessoas associarem o termo febre com hipertermia. A febre é representada pelos sintomas que são similares como calafrios, aceleração do pulso e da respiração, entre outros, que servem para reajustar alguns mecanismos de termorregulação. Já a hipertermia acontece devido à sobrecarga dos mecanismos termorreguladores do corpo, elevando a temperatura corporal acima do ponto de regulação térmica.
Os sintomas são: Suor intenso, Confusão Mental, Câimbras, Náuseas, Vômitos, Aumento da frequência cardíaca, Respiração intensa, Ansiedade, Perda de Coordenação.
Suas causas são: Exposição a ambientes com temperatura elevada; Fatores que impedem o mecanismo de perda de calor; Prática excessiva de atividade física; Desidratação; Intoxicações diversas; Drogas como fenotiazinas, depressores, miocárdicos, barbitúricos, anfetaminas, etc.; Por agentes patológicos.
...