Historia Da Educação Fisica
Casos: Historia Da Educação Fisica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: totti_it • 5/3/2015 • 325 Palavras (2 Páginas) • 1.235 Visualizações
Qual é a influência das atividades físicas realizadas nos períodos históricos Pré-His¬tória, Antiguidade, Idade Média e Renascimento para aulas de iniciação esportiva?
Nessa época, os homens simplesmente dependiam do mo¬vimento, ou seja, do ato físico, para sobreviver, pois, em um pri¬meiro momento, viviam como nômades, isto é, deslocavam-se de um lugar a outro em busca de alimentos. Nesses percursos, eles caminhavam, corriam, nadavam, pescavam, caçavam e lançavam objetos; enfim, dependiam dos movimentos corporais para conse¬guir alimento e sobreviver.
Já no período histórico da Antiguidade, Grécia e Roma de¬sempenharam papéis fundamentais em relação à prática das ati¬vidades físicas.
Na Grécia, as atividades físicas serviam à formação integral dos homens, e os Jogos Olímpicos provavelmente foram o maior legado desse povo à humanidade. Ainda no período da Antiguidade, em Roma, destacavam-se, especialmente, os jogos públicos realizados nos grandes circos e anfiteatros. Na Idade Média, com a ascensão da Igreja Católica, que só encorajava as atividades que conduzissem o homem à busca pela vida celestial, as atividades físicas passaram por um período de profunda decadência, sobrevivendo, apenas, por meio da cavala¬ria, que se desenvolveu e adquiriu grande importância, especial¬mente porque contava com o apoio da Igreja. As atividades físicas mais praticadas na Idade Média foram os jogos equestres, como o torneio e a giostra, além de outros. O torneio era uma disputa entre dois grupos de cavaleiros armados com lanças, que buscavam derrubar os adversários para vencer. Já a giostra era uma competição entre apenas dois cavaleiros que corriam um na direção do outro empunhando uma lança, tentan¬do derrubar o oponente. O período histórico seguinte, denominado Renascimento, representou uma nova concepção do mundo e do papel do ser humano, que retomou a posição central, antes ocupada pelo te¬ocentrismo, imposto pela Igreja no período medieval. Inspirados na Antiguidade Clássica, os humanistas, responsáveis pelo movi-mento renascentista, resgataram a importância do corpo, e, numa tentativa de reintegrar o físico e o estético às preocupações educa¬cionais, as atividades físicas tornaram-se assunto dos intelectuais.
...