História Da Escola Eduardo Nogueira
Pesquisas Acadêmicas: História Da Escola Eduardo Nogueira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valdineiaramos • 7/10/2014 • 442 Palavras (2 Páginas) • 329 Visualizações
Localizada no córrego São José, Zona Rural de Mendes Pimentel, foram construídas duas escolas, sendo uma estadual e a outra municipal.
O terreno foi doado pelo Sr Oliveira Justino para a escola estadual que recebeu o nome de E.E. da Fazenda Eduardo Nogueira, pelo fato do Sr Eduardo Nogueira possuir terras no entorno da escola. Como a educação dos anos iniciais foi municipalizada, o Sr Edson Fidélis assume a prefeitura e constrói a Escola Municipal Oliveira Justino no mesmo terreno, nomeada assim homenageando o doador do terreno.
O entorno das duas escolas é cercado por terras de pequenos proprietários, um povoado formado por poucos moradores, uma igreja Católica, um posto de saúde municipal, um posto telefônico, um laticínio do PRONAF e dois bares, por ser uma área rural o acesso às escolas são por estradas de chão.
A escola estadual foi fundada em 21/02/1986, tendo como governo vigente o Sr Newton Cardoso e atende 285 alunos, oferecendo os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio. Já a escola municipal passou a funcionar como escola núcleo, a partir do ano de 2001, atendendo a demanda das antigas escolas, oferecendo aos seus 180 alunos, os anos inicias do ensino fundamental em cinco anos, organizado em ciclos. As escolas são bem estruturadas, tem energia e a água utilizada é de um poço artesiano.
A quadra de esportes é dividida entre as duas escolas e permanece aberta aos finais de semana, como espaço de lazer. No calendário escolar de ambas não existem muitas programações, devido ao difícil acesso no período chuvoso. As festas oferecidas pela escola estadual são o dia da família, o campeonato escolar que é realizado com atividades esportivas, as feiras interdisciplinares compostas por exposição de trabalhos realizados pelos alunos, como música, teatro e maquetes e o projeto resgatando a nossa história que acontece a cada dois anos, juntamente com as comemorações do dia 7 de setembro e é realizado nas ruas de nossa cidade, sendo prestigiada por toda a população. E pela escola municipal são a família na escola e o arraia ecológico.
Tanto a escola estadual quanto a municipal possuem uma gestão aberta e participativa, sendo que a articulação entre escola e comunidade acontece através da participação direta e indireta dos membros da sociedade na vida escolar dos alunos e nos eventos promovidos.
Mesmo prevalecendo a metodologia tradicional, os professores diversificam o ambiente de aprendizagem tornando a aula prazerosa e participativa, com passeios turísticos e ecológicos. Ambas avaliam a qualidade sobre a quantidade, observando o aluno como um todo. As escolas tem como missão formar o cidadão, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudante solidário, crítico, ético e participativo na sociedade.
...