O PROCESSO DA LEITURA NA ESCOLA PROFESSORA MARIA ERANDIR NOGUEIRA, MONTE ALEGRE, PARÁ Geane Basílio Da Silva Sarlia Da Silva Pimentel 1. REFERENCIAL TEÓ
Casos: O PROCESSO DA LEITURA NA ESCOLA PROFESSORA MARIA ERANDIR NOGUEIRA, MONTE ALEGRE, PARÁ Geane Basílio Da Silva Sarlia Da Silva Pimentel 1. REFERENCIAL TEÓ. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: HeraldoRebelo1 • 14/1/2015 • 578 Palavras (3 Páginas) • 563 Visualizações
O PROCESSO DA LEITURA NA ESCOLA PROFESSORA MARIA ERANDIR NOGUEIRA, MONTE ALEGRE, PARÁ
Geane Basílio da Silva
Sarlia da Silva Pimentel
1. REFERENCIAL TEÓRICO
O hábito de ler na criança deve vim do ambiente familiar, sendo que o ambiente escolar vem para somar, aprimorar. Pois há crianças que não encontram barreiras para o ensino da leitura adaptam-se a qualquer método, porém outras precisam de uma atenção privilegiada para êxito com a leitura, as crianças que se deparam com dificuldades no decorrer do aprendizado, precisa-se aplicar as práticas pedagógicas, como o lúdico para que se possa ter uma boa interação e momentos prazerosos, que venham contribuir com ensino - aprendizagem da leitura.(DIAS;PEDROSO, 2014)
Segundo DIAS; PEDROSO (2014), o educador muitas das vezes não tem materiais didáticos adequados para formar bons leitores, mas isso não lhe impede de criar novos métodos para ensino da leitura, porém o docente tem que ser inovador, levar a teoria para prática, sendo assim um agente transformador. Sabe-se que o ambiente é de grande contribuição no processo de aprendizagem da leitura, pois o mesmo proporciona melhores possibilidades para formar um bom leitor. Portanto pode se observar que a família, o professor e o ambiente escolar são as peças chave nesse processo da leitura.
Segundo BALDI (2009), para formar alunos leitores o docente precisa usar diferentes modalidades, como a leitura socializada, a biblioteca todos os dias, leitura individual. A proposta da autora é aguçar na criança o interesse de ler, a biblioteca é uma fonte onde desperta o hábito da leitura diária e que toda escola deve ter uma. O discente desde muito cedo tem que ser preparado para ter um bom comportamento, aprendendo assim a respeitar o próximo, pois se sabe que a biblioteca é um local que se necessita de silêncio para poder trabalhar o intelecto.
A leitura socializada é um método que o professor pode usar para sensibilizar o educando no hábito de ler, buscando sempre observar o grau de participação de todos para que não se perca o foco, sendo que o mesmo tem que ter domínio do texto para manter no aluno a atenção e a curiosidade. A leitura individual é outro método que o educador pode disponibilizar, indicando livros ou textos para que os alunos possam ler em casa, já os que não têm domínio da leitura podem ser acompanhados pelos pais. Para deixar o aluno leitor mais curioso o professor pode usar diversos meios, como o de fazer um breve comentário sobre o livro, mostrar as ilustrações, deixando assim o discente ansioso para ter mais conhecimento da leitura indicada. BAIDI, (2009).
5. Referências
Diálogos teóricos e práticas em psicologia e educação / Janari da Silva Pedroso, Celina Maria Colino Magalhães, Jonaso José dos Passos Dias, [organizadores]. – Curitiba : Appris, 2014.
BALDI, Elizabeth, Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. / Elizabeth Baldi. – Porto Alegre: Editora Projeto, 2009
...