História Da Matematica Através De Problemas
Dissertações: História Da Matematica Através De Problemas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cl21ferraz • 13/10/2014 • 2.369 Palavras (10 Páginas) • 277 Visualizações
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS
História da Matemática em livros didáticos
Rio de janeiro/ RJ
2013
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ATRAVÉS DE PROBLEMAS
História da Matemática em livros didáticos
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Historia da matemática através de problemas -6.2013, do curso de NTEM Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, da Universidade Federal Fluminense.
Rio Bonito / RJ
2013
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de como foi proposto o desenvolvimento da História da Matemática no livro do Ensino Fundamental "Matemática Compreensão e Prática". Tal análise foi pautada nos documentos de orientações curriculares, dos quais focamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998). Eles enfatizam que a História da Matemática é uma importante contribuição para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Neste sentido, com base no levantamento bibliográfico acerca do objeto de estudo, seguiu-se a análise do livro acima citado. O resultado deste processo investigativo mostrou que no livro analisado, a História da Matemática apresenta-se com passagens históricas referente à evolução da matemática através dos tempos, apresentando-se de modo superficial. Ele procura buscar respostas para antigas indagações; simplificar o complexo; a trazer o pensamento abstrato para o universo dos alunos. Enfim, ele convida a projetar o mundo de hoje a partir de experiências do passado, mas peca pois os fatos históricos nele apresentado não é profundo, o que dificulta a contextualização.
1. Introdução:
Este trabalho apresenta uma análise desenvolvida apresentação de conclusão do curso de pós-graduação –. Segundo D'Ambrosio (2001) a História da Matemática é uma área de pesquisa fértil e promissora, e, por isso, há um crescimento de trabalhos e livros publicados nessa área. Analisando a nossa prática enquanto professores do ensino fundamental, refletimos sobre o currículo de Matemática. Com base nos documentos curriculares, particularmente, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (BRASIL, 1998) percebemos que a História da Matemática ocupa um papel importante no processo de ensino e aprendizagem.
Por várias décadas, a educação no Brasil tem sido tema de discussão em Congressos e está constantemente presente em diversas pesquisas, por isso algumas políticas educacionais foram implantadas na década de 1990 para melhorar a educação no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (Lei 9394/96) e os PCN (BRASIL, 1998) são políticas educacionais implantadas pelo Ministério da Educação (MEC) e subsidiadas pelo Banco Mundial com a finalidade de melhorar a qualidade da Educação no Brasil. A LDB estabelece os princípios e finalidades da Educação Nacional, enquanto os PCN (BRASIL, 1998) orientam o desenvolvimento de habilidades e competências básicas como parâmetro para a Educação Básica Nacional.
Os PCN (BRASIL, 1998) para a área de Matemática constituem um referencial para a Educação Matemática escolar, e orientam para a construção de uma prática que favoreça o acesso ao conhecimento matemático, e que possibilite de fato a inserção dos alunos como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura. Estes parâmetros destacam que a Matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações tais como: quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos e mapas etc. (BRASIL, 1998, p.59).
Os Parâmetros propõem algumas alternativas para o ensino da Matemática que: "permita ao aluno compreender a realidade em que se está inserido, desenvolver suas capacidades cognitivas e sua confiança em enfrentar desafios, de modo a ampliar os recursos necessários para o exercício da cidadania" (BRASIL, 1998, p.60). Uma das alternativas propostas nos PCN (BRASIL, 1998) é o uso da História da Matemática como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem.
Os PCN (BRASIL, 1998) orientam sobre a importância do uso da História da Matemática como recurso didático e metodológico e consideram que por meio dela o aluno pode construir suas idéias Matemáticas a partir de um olhar mais crítico sobre os objetos de conhecimento, auxiliando, portanto, no processo de ensino e aprendizagem (BRASIL, 1998, p. 45).
2. Análise Literária:
ANÁLISE DA PRESENÇA DE ELEMENTOS HISTÓRICOS EM:
SILVEIRA, ÊNIO; MARQUES, CLÁUDIO (2013) Matemática Compreensão e Prática. Ed Moderna
Capítulo 1:
Números Naturais e Sistemas de Numeração 1.Sistema de Numeração;
2.Sistema de numeração egípcio
3.Sistema de numeração Romano
4.Os números Naturais
5.Igualdade e desigualdade
6.A reta numérica e os números naturais
7.Base de um sistema de numeração
8.Sistema de numeração decimal
9.Leitura e escrita de um numero natural
Trabalhando os conhecimentos adquiridos
-É o capítulo mais rico em informações históricas: Fala sobre a origem dos números (Figura 1, pagina12); A escrita dos povos antigos (Figura 2, pagina 13); O sistema de numeração egípcio (Figura 3, pagina 14), romano
...