Homeem: ser bio-psiquico-espiritual
Por: naeltonrdg • 2/5/2016 • Dissertação • 803 Palavras (4 Páginas) • 645 Visualizações
Antropologia, Estética e Cultura
Estrutura do Ser Humano:
Ser Bio-Psíquico- Espiritual- -Transcendente
Todos os dias nos deparamos em situações que nos fazem refletir na essência da vida, de forma que questionamos nossa existência: “Se criados, qual a nossa função como ser humano, do homem em si?” ‘Como funciona o corpo, a mente o espírito humano, se é que tenha?” Ao longo do tempo estudiosos, filósofos, cientistas e outros encontraram formas de nos explicar isso de forma a nos mostrar como compreender essa natureza que engloba todo esse questionamento em o homem como um todo.
Eu como mero cristão quero falar sobre tal acontecimento que envolve uma ação humana e que é descrevido na Bíblia Sagrada, livro tal que sigo, e descrevo-a de forma pessoal abrangendo-a simplificadamente. No livro de Mt 9:1-8 narra a história de um paralítico que foi curado por Jesus, onde este voltando para sua cidade se deparou com alguns homens que lhe trouxeram um paralítico deitado em uma maca, e vendo a fé de seus companheiros Jesus diz ao paralítico: “Anime-se, filho. Eu perdoo seus pecados”. Mas alguns fariseus jugaram ser blasfêmia tal ato e Jesus ouvindo isso os perguntam: “Por que cochicham? É mais fácil dizer: ‘Seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande?” Dessa forma para que ficasse claro que ele era o filho de Deus, além de o ter perdoado os pecados, ordenou que o mesmo se levantasse da maca e assim o fez, e toda a multidão que o acompanhava o temeu e ficaram maravilhados com tal poder e autoridade.
Enfatizo, segundo o CRC, as dimensões humanas biológicas, psicológicas, espirituais e sociológicas, onde Jesus, como pessoa humana, nos leva pensar de forma marcante sobre elas neste acontecimento.
Dando seguimentos aos acontecimentos narrado na história, primeiramente, se promove a dimensão espiritual. Jesus foi muito famoso e conhecido em toda Jerusalém por causa de seus prodígios e milagres, e isso gerou esperança no povo criando tal fé ao ponto das pessoas elevarem o seu espiritual fazendo qualquer coisa pra que suas necessidades fossem atendidas e visto que o termo espírito é empregado para simbolizar aquilo que é humano e que não pode ser reduzido a fenômenos materiais definidos pela causalidade
ou pela realidade espaçotemporal, Jesus faz as pessoas fazerem coisas “além do normal” para terem o seu milagre através da fé que obtiveram pela elevação espiritual.
No contexto biológico Jesus atua como mediador entre um ser humano e um ser Deus, segundo a fé cristã, e exerceu tal poder divino, oculto em suas palavras, ao ponto de mudar as características físico-biológicas do paralítico o fazendo sair de sua condição terminal à uma condição instável onde poderia voltar a andar, correr, pular suponhamos essa tese por sua totalidade biológica agora formada.
No contexto psicológico os acontecimentos sempre estão formando o caráter mental, pensativo das pessoas que estão em volta de Jesus segundo suas ações, primeiramente vemos o cochicho feito pelos fariseus onde questionam ser blasfêmia à Deus a autoridade de Jesus, após isso Ele consuma além de suas palavras de perdão a cura do paralítico, causando uma mistura de sentimentos entre um temor aterrorizante e de agradecimento na multidão que o rodeava, nos fariseus somente o temor pois ainda repudiavam o ato, pela audácia de sua autoridade. O extrato psicológico nesse acontecimento remeteu à forma que os sentimentos chegaram nas pessoas, de maneira impactante onde Jesus mostra, por ser deus, autoridade sobre tudo e todos para que todos crescem no filho de Deus, através da cura do paralítico.
...