IAF - Ferramenta de análise de franquia
Seminário: IAF - Ferramenta de análise de franquia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DANIGUEDES • 7/4/2014 • Seminário • 531 Palavras (3 Páginas) • 1.269 Visualizações
IAF – Instrumento de Análise de Franquia
Conceito O IAF é uma ferramenta de análise da operação da franquia (loja) que proporciona um acompanhamento da evolução na gestão do negócio e permite a elaboração de um plano de ação entre consultor e operador.
Frequência O IAF é aplicado uma vez ao ano, no período definido pela Franqueadora, em toda as lojas da rede de franqueados O Boticário independente do tamanho e formato de loja.
Forma de Aplicação Cada Versão do IAF possui uma análise que é aplicada durante o período de um ano. Num primeiro momento ocorre o processo de auto-avaliação por parte do franqueado e ao finalizar o preenchimento via internet, há o envio automático das respostas ao seu consultor, realizada através de um e-mail informativo de que a análise está disponível para validação. Todas essas informações serão arquivadas para verificação posterior possibilitando o histórico de desempenho da loja
Critérios de Avaliação O IAF possui 8 Critérios alinhados ao modelo de Excelência da Fundação Nacional de Qualidade – FNQ. Esses se desdobram Itens que por sua vez possuem 42 Requisitos (versão 2009/2010) definidos de acordo com as prioridades comerciais da franqueadora, para serem analisados junto às Franquias
Forma de Avaliação O produto final do IAF, além dos Planos de Ação gerados pelos Franqueados e Consultores, é uma nota que pode atingir o valor máximo de 500 pontos.
Premiação Os resultados do IAF servem para o processo de reconhecimento da franquia que ocorre após a conclusão da avaliação. O resultado consolidado permite identificar as melhores franquias em nível Brasil, Regional e por área do Consultor, que recebem os prêmios durante a Convenção anual de Franqueados.
Critérios de avaliação:
1. LIDERANÇA
Este critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação operacional da Franquia e controle sobre a sua direção; ao engajamento, pelas lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa.
1.1. Gerenciamento da equipe
1.2. Análise do Desempenho
2. ESTRATÉGIAS E PLANOS
Este critério aborda os processos gerenciais relativos à concepção e execução das estratégias operacionais, inclusive do acompanhamento de planos necessários para o êxito das estratégias.
2.1. Elaboração de Planejamento
2.2. Monitoramento das Ações Planejadas
3. CLIENTES
Este critério aborda os processos gerenciais relativos à comunicação com o mercado e clientes atuais e potenciais.
3.1. Relacionamento com Clientes
4. SOCIEDADE
Este critério aborda os processos gerenciais relativos a respeito e tratamento das demandas da sociedade e do meio ambiente e ao desenvolvimento social das comunidades mais influenciadas pela empresa.
4.1. Responsabilidade Social
...