IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Artigo: IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yonaraduarte • 7/11/2014 • 1.818 Palavras (8 Páginas) • 257 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
Curso de Administração Hospitalar Administração Hospitalar
Yonara Duarte
IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL
São Paulo
2013
Yonara Duarte
IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...............................................................................................1
2. JUSTIFICATIVA.............................................................................................2
3. OBJETIVO......................................................................................................3
4. REFERÊNCIA BIBLIOGÁFICA......................................................................4
INTRODUÇÃO
A Responsabilidade ambiental deixou de ser uma opção para tornar-se fator estratégico na política das empresas. Quando se aborda o tema são recorrentes discussões acerca da ética empresarial ligada ao marketing social, por exemplo.
Muitos fatores contribuíram para a ascensão do tema. Mudanças ocorridas, principalmente nas últimas duas décadas, no contexto sócio-político-econômico, tais como: a quebra do modelo de trabalho, avanços tecnológicos e de gestão, desemprego, exclusão social, questões relacionadas aos impactos negativos causados ao meio ambiente, mercado consumidor mais exigente e participativo, dentre outros, desenharam um novo panorama mundial, voltado para as questões de cunho social.
A intenção presente neste trabalho é mostrar de que forma a manutenção de uma política de responsabilidade social com relação ao meio ambiente é vantajosa para as empresas e sociedade como um todo, na medida em que, para a sociedade esta política garante a preservação ambiental, a melhoria da qualidade de vida, redução dos efeitos das mudanças climáticas globais, entre outros benefícios, e para as empresas acaba por gerar novas oportunidades de negócios, um marketing social bastante favorável, e ganhos de competitividade através da certificação ambiental que a diferenciará positivamente de sua concorrente, tudo isso gerando um maior lucro.
Paulo Nassar (1995, p. 50) apresenta a necessidade das empresas de divulgar sua consciência ambiental ao público formador de opinião, como jornalistas e integrantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs).
Nesse sentido, o autor enfatiza a importância da comunicação empresarial neste caminho. Para Nassar (1995, p. 50) a importância que a comunicação que as empresas fazem sobre o seu relacionamento com o meio-ambiente é algo que sempre deve estar ao alcance das mãos, dos olhos e de todos os sentidos da sociedade.
Os hospitais hoje têm a mesma preocupação com o meio ambiente que as indústrias, pensando dessa forma o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, localizadas na região leste de São Paulo, é uma entidade filantrópicas administrada pela Província Camiliana Brasileira.
Com a estruturação de um Planejamento Estratégico uma das metas e fortalecer a imagem do hospital por meio da divulgação do nome da instituição.
Hoje na instituição existe a consciência relativa ao meio-ambiente, porém não existe uma politica bem definida.
Dentro deste contexto, preocupa-se significativamente com a saúde do meio-ambiente, a consciência da instituição vai desde a conscientização de seus colaboradores que, consequentemente, levam esse comportamento à sua casa, até políticas de conscientização e incentivo “verde” à comunidade da região na qual esta inserida e quem estiver interessado em participar das iniciativas.
No entanto, as ações relacionadas ao meio-ambiente teriam mais credibilidade e um melhor retorno se fossem bem trabalhadas e divulgadas dentro e fora da instituição, pois os indicadores quantitativos e qualitativos seriam bem representativos e, consequentemente, mais atrativos e imponentes para divulgação da marca.
JUSTIFICATIVA
O conceito de empresa verde reflete a maneira como a empresa trata e mantém as suas operações sempre embasadas em políticas que visam eliminar o impacto ambiental causado por sua atividade.
A educação ambiental assume um importante papel como uma ferramenta do marketing verde capaz de fazer o mercado internalizar mensagens de conteúdo informativo e participar do processo de construção das relações de troca do futuro, onde produtos existirão não somente para satisfazer as necessidades e expectativas humanas, mas também as necessidades da natureza em todas as suas formas.
Hoje tanto a comunicação interna e externa não consegue contemplar todas as necessidades das áreas quando o assunto é informar aos colaboradores e terceiros sobre o programa de gestão ambiental e necessário desenvolver um projeto para que a imagem seja consolidada como ambientalmente responsável e garantir uma vantagem competitiva frente ao mercado no qual a instituição esta inserida.
OBJETIVO
Implantar programa de gestão ambiental, com intuito de disseminar as ações para o público interno e externo, e dessa maneira consolidar a imagem da instituição como ambientalmente responsável.
...