INFLUÊNCIA DE DOENÇAS PROFISSIONAIS NO CLIMA ORGANIZAÇÃO NA VISITA DO ADMINISTRADOR
Monografia: INFLUÊNCIA DE DOENÇAS PROFISSIONAIS NO CLIMA ORGANIZAÇÃO NA VISITA DO ADMINISTRADOR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danitika • 14/10/2014 • Monografia • 9.017 Palavras (37 Páginas) • 271 Visualizações
FACULDADE SÃO CAMILO - BAHIA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
A INFLUÊNCIA DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS NO CLIMA ORGANIZACIONAL NA VISÃO DO ADMINISTRADOR
DANIELA ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS
ÍTALA OLIVEIRA LIMA
SALVADOR
2008
DANIELA ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS
ÍTALA OLIVEIRA LIMA
A INFLUÊNCIA DAS DOENÇAS OCUPACIONAIS NO CLIMA
ORGANIZACIONAL NA VISÃO DO ADMINISTRADOR
Monografia apresentada na Faculdade São Camilo/BA, com orientação do Professor Yuri Araújo, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.
SALVADOR
2008
DEDICATÓRIA
DANIELA ANUNCIAÇÃO
Dedico este estudo a minha família, base para minha existência e em especial a minha avó Isabel, minha mãe Celeste, minha irmã Isabela e minha filha Laís que apesar de tão pequenina entendeu os muitos momentos de ausência.
Pessoas importantes na minha vida já cumpriram sua missão aqui entre nós, mas a morte foi muito pouco para separar o nosso amor e por isso agradeço pelos exemplos e ensinamentos deixados que são marcas sempre presentes na minha vida e que serviram de força impulsionadora para esta conquista.
ÍTALA LIMA
Dedico este trabalho aos meus pais, parentes e amigos que estiveram sempre presentes e acreditando no meu sucesso. Obrigada pela torcida e compreensão pelos momentos ausentes em virtude do meu compromisso com o aprendizado intelectual.
AGRADECIMENTOS
Agradecer sempre em primeiro lugar a Deus que sempre esteve a nossa frente.
Agradecer as nossas famílias.
Agradecer aos nossos amigos pela compreensão das nossas faltas em momentos especiais das suas vidas, em razão da priorização da faculdade, mas que espera com todo carinho o momento certo para comemoração desta vitória.
Agradecer aos professores e funcionários da Faculdade, com certeza uns marcaram mais que outros, mas para evitarmos esquecimento, não citaremos os nomes.
Agradecer especialmente ao Professor Yuri Araújo pela orientação sempre amiga.
Aos colegas, que compartilharam estes quatro anos e especialmente ao nosso grupo que foi uma força a mais quando a fraqueza tentou algumas vezes nos fazer pensar em desistir.
A todos aqueles que, mesmo sem identificação, cada um da sua forma, colaborou para a realização desta monografia.
EPÍGRAFE
“Se você pensar que pode, ou não pode, de qualquer modo você estará certo”.
Henry Ford
RESUMO
O presente trabalho visa mostrar, através de análise de dados extraídos com a colaboração de funcionários de dois bancos, em filiais situadas nesta Capital, como as doenças ocupacionais influenciam o clima das organizações.
As organizações estudadas estão em situações bem diferenciadas: um banco em atividade normal que adota metas muitas vezes inatingíveis e outro em processo de liquidação extrajudicial cuja maior pressão é exercida em razão da produtividade representar o fim do emprego para alguns, sendo assim, foram feitas demonstrações dos efeitos comuns e específicos de cada caso.
Não tem este trabalho o propósito de discutir questões fisiológicas ao aparecimento e/ou agravamento das doenças e sim na visão de administrador gerir este problema adotando medidas que sirvam de prevenção e/ou diminuição dos efeitos causados no relacionamento interpessoal dos colaboradores com suas organizações.
Na parte prática foi realizada a aplicação de questionários, com questões abrangendo os mais variados aspectos do ambiente interno de trabalho, para mensuração dos principais pontos de influências diretas das doenças ocupacionais na condição e clima de trabalho dos colaboradores. Os dados coletados foram compilados e na análise dos resultados, para facilitar a visualização das informações, foram feitos gráficos comparativos que demonstram as questões mais relevantes na abordagem deste tema.
Na conclusão analisou-se os resultados obtidos, na visão qualitativa e quantitativa, onde foi constatado que as doenças ocupacionais realmente alteram o clima das organizações bancárias e são responsáveis pela diminuição da produtividade, desmotivação e afastamentos temporários e/ou permanentes de um percentual alto de colaboradores.
Palavras-Chaves: Clima organizacional. Cultura organizacional. Doenças ocupacionais. Visão do administrador.
ABSTRACT
This paper aims to show, through analysis of data extracted with the help of officials of two banks in subsidiaries located in this capital, such as occupational diseases affect the climate of organizations.
The organizations are studied in different situations well: a bank in normal activity that takes often unattainable goals and another in the liquidation whose highest court press? Exerted on reason and productivity
...