INFLUÊNCIAS DO ESTILO GERENCIAL NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Exames: INFLUÊNCIAS DO ESTILO GERENCIAL NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taisvic • 18/2/2015 • 413 Palavras (2 Páginas) • 781 Visualizações
Estudo de Caso : INFLUÊNCIAS DO ESTILO GERENCIAL NA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Livro Comunicação Empresarial – Editora Atlas.
Nem sempre a comunicação deficiente é o único motivo para que as organizações tenham sucesso. A comunicação deficiente pode ser um sintoma do problema, que tem origem em um estilo gerencial equivocado.
O gerente precisa ter exercitar a capacidade de perceber as sutilezas do comportamento humano. As diversas situações de trabalho enfrentadas por ele permite que ele crie essa capacidade, sem equívocos de julgamento.
Outra característica desejada do gerente é a capacidade de se adaptar as mudanças, uma vez que os tempos atuais são instáveis e requerem dinamismo, recursos e habilidades para liderar os processos de mudança. Essa capacidade de liderar inclui uma comunicação autêntica e aberta., pois os colaboradores esperam aprender, mudar crescer. Para isso, o líder precisa saber dar e receber feedback. E precisa também de autoconhecimento, para que se conscientize que seu comportamento impacta em todos com quem se relaciona.
Para atingir o autoconhecimento, o líder deve buscar seu desenvolvimento individual e estimular o desenvolvimento de seus liderados. Isso é feito na avaliação de desempenho. Esta deve ser incentivadora e motivacional, estimulando mudanças positivas e desenvolvimento de competências. Isso leva a realização profissional de cada um.
O ser humano precisa ser plenamente realizado. Uma pessoa realizada profissionalmente certamente se desenvolve melhor em suas funções. Cabe ao gerente cuidar da impressão que causa em seus subordinados, buscando derrubar todo o bloqueio das motivações reprimidas, de modo a perceber todo o potencial que existe no outro. Essa capacidade leva a usar todo o potencial do subordinado a favor da empresa.
A tendência natural do gerente, quando seus subordinados não atingem suas expectativas, é censurá-los ou reprimi-los. Ou ainda tentar justificar o comportamento. Mas é necessário que o gerente perceba sua parcela de culpa no processo. É preciso também perceber a cultura da empresa e ver o quanto ela influencia no comportamento.
Outro ponto importante para um bom gerenciamento e um exercício da boa comunicação é estimular o trabalho em equipe. Quem trabalha em equipe certamente se comunica melhor e entende mais o outro, além de participar da decisão dos processos de trabalho. O gerente deve atuar como facilitador nesse trabalho em equipe.
Conclui-se, portanto, que a comunicação e a interação humana são essenciais para o bom desempenho do trabalho. Os estilos gerenciais podem ser diferentes e as pessoas certamente sempre serão diferentes. No entanto, é necessário observar os princípios básicos de gerenciamento e comunicação eficaz, para obter o sucesso na prática empresarial.
...