INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - FIOS. Os Fios De Cobre Utilizados Nas Instalações Elétricas Residenciais E Comerciais (fios De Ligação) E são Encontrados Nas Lojas Especializadas Com Diferentes Seções Retas. Cada Um Deles Costuma Ser Identificado Por
Casos: INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - FIOS. Os Fios De Cobre Utilizados Nas Instalações Elétricas Residenciais E Comerciais (fios De Ligação) E são Encontrados Nas Lojas Especializadas Com Diferentes Seções Retas. Cada Um Deles Costuma Ser Identificado Por. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 195912 • 13/8/2014 • 718 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS – FIOS.
Os fios de cobre utilizados nas instalações elétricas residenciais e comerciais (fios de ligação) e são encontrados nas lojas especializadas com diferentes seções retas. Cada um deles costuma ser identificado por um número para os fios condutores mais usados, porém essa numeração não é rígida, pois cada país adota seu próprio código. No Brasil atualmente, os fios são identificados pelos valores de suas seções retas, ou seja, a área específica de seu diâmetro. Entretanto, tecnicamente ainda são usados os números que aparecem na tabela anexa, os quais correspondem aproximadamente àqueles de um código muito difundido nos Estados Unidos, o AWG (American Wire Gauge), que é o método de medida de bitola (diâmetro) de fios condutores elétricos. O número se refere à quantidade de passos envolvidos ao se repuxar um fio no processo de fabricação. Quanto mais o fio é repuxado, maior será a medida e menor será o diâmetro. Por exemplo o cabo UTP de rede de dados é de 24 AWG, sendo mais fino que um de 14 AWG que é o condutor 1,5 (veja tabela), fio condutor usado para ligar lâmpadas. O número 1,5 representa, como foi dito, a área da seção reta do condutor, sendo essa a medida usada no Brasil.
Tabela 1 - Corrente máxima para fios de diferentes seções retas
Nº do fio (AWG) seção (mm²) Imáx (A)
14 1,5 15
12 2,5 20
10 4,0 30
8 6,0 40
6 10,0 50
Portanto, comercialmente, convivemos com os condutores do 1,5 ao 10,0. Valores menores que esses são usados somente para telefonia, e medidos no padrão AWG. Valores maiores são tidos como cabos e usados para ligações industriais.
Quando um engenheiro projeta a instalação elétrica de um prédio, conhecendo a corrente que vai passar em cada aparelho, e conseqüentemente a corrente total na ligação principal, ele deverá escolher adequadamente o fio condutor que irá usar. Se o fio escolhido para a linha principal for muito fino terá grande resistência a passagem de eletricidade. Quando a corrente que por ele passa aumentar em virtude de vários aparelhos estarem ligados à rede, a queda de tensão neste fio poderá não ser desprezível. Isto costuma acarretar um mau funcionamento daqueles aparelhos, pois eles ficarão submetidos a uma voltagem inferior àquela para a qual foram projetados. Isto pode ser observado, em uma residência, quando o brilho das lâmpadas diminui ao ser ligado um chuveiro elétrico, por exemplo. Quando a escolha é bem feita, sendo usado um fio de ligação com seção maior (menor resistência elétrica), a queda de tensão nele torna-se desprezível, e não há alteração sensível em um aparelho quando outros são ligados à rede.
Evidentemente esses cuidados devem ser tomados em qualquer instalação elétrica,
inclusive nos fios que ligam uma residência à rede elétrica da rua.
A tabela apresenta também o valor máximo da corrente que cada fio pode transportar, sem aquecimento excessivo que possa comprometer seu isolamento, isto é, sem danificar a capa de plástico (PVC anti-chama) que o envolve.
...