INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA COLIMA
Por: Noely Silva • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 667 Palavras (3 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE.
CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMATICA
COLIMA
LUAN GABRIEL BARROSO SANTOS
LUCAS FABRICIO DOS SANTOS
LUCIELY SANTOS DA CONCEIÇÃO
NOELY DOS SANTOS SILVA
PRÁTICA 02: RELATÓRIO
ARACAJU
2019
LUAN GABRIEL BARROSO SANTOS
LUCAS FABRICIO DOS SANTOS
LUCIELY SANTOS DA CONCEIÇÃO
NOELY DOS SANTOS SILVA
PRÁTICA 02: RELATÓRIO
Relatório para a disciplina Física Experimental I, do curso de Licenciatura em Matemática, no Instituto Federal de Sergipe, sob orientação do professor Dr. Adeilson Pessoa de Melo, como requisito parcial para avaliação da disciplina Física Experimental I, no laboratório 37 a partir das 16:20.
ARACAJU
2019
1 INTRODUÇÃO
Neste experimento foi utilizado o paquímetro, ele possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições.
Pierre Vernier criador do paquímetro ele partiu do princípio do Nônio, ou seja, dispositivo e medição angulares inventado por Pedro Nunes e mais tarde modificado por seu aluno Chislopher Clavius. Seu aluno deixou mais simples substituindo por 45 escalas do instrumento original por um único móvel dando a forma de influência para o trabalho de Vernier (CRATO, 2002).
Esse instrumento de grande precisão e muito versátil, pois apresenta uma aplicação de medição em geral como medidas externas, internas profundidade e ressaltos (FRANCO et al., 2010), ou seja, alguma saliência no volume de pequenos objetos.
Os paquímetros são divididos também por tipos que são os: universais, eletrônicos digitais, paquímetros mecânicos com relógio e paquímetros simples com nônio além desses tem os especiais como o paquímetro de profundidade e os de dentes de engrenagem (FRANCO et al., 2010)
2 OBJETIVO GERAL
Praticar o uso de aparelhos básicos de medidas, aprender a identificar o número de algarismos significativos nas diferentes medidas.
3 OBJETIVO ESPECÍFICO
- Utilizar o paquímetro para medir a largura, altura, diâmetro interno e externo da peça fornecida pelo professor afim de obter as médias referentes as medidas, incertezas e desvios padrão.
- Conhecer o paquímetro e aprender a manuseá-lo corretamente na realização de medidas de objetos.
4 FUNDAMENTOS
Em termos rudimentares, o paquímetro é um instrumento que permite medirmos a distância entre dois pontos. Em termos práticos é um dos mais populares instrumentos que possibilita determinarmos a distância entre dois pontos, fornecendo leituras com décimos de milímetro. Sua origem remota épocas distantes da civilização Grega, do império Romano ou mesmo da civilização Chinesa
Nas medições externas recomenda-se colocar a peça a ser medida o mais perto possível da escala, de modo a minimizar os erros de não obediência do princípio de Abbé. Nas medições internas, antes de fixar o cursor, deve-se afrouxar a pressão de medição.
Em geral, na medição com paquímetro, deve-se evitar um aperto forte dos bicos sobre a peça (evitar a força de medição excessiva). Além disso, deve-se evitar, ao máximo possível, movimento relativo entre os bicos e peça, já que isto provoca desgaste dos bicos, e assim a geração de erros de medição com o paquímetro. Sob hipótese alguma, deve-se medir uma peça em movimento.
...