INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
Por: July Palmeira • 17/3/2019 • Relatório de pesquisa • 1.199 Palavras (5 Páginas) • 232 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE
COEC- COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL I
PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO
EQUIPE: ELYAKIM AGUIAR SANTANA
JOSÉ FRANKILIS CARDOSO DOS SANTOS
JULIANY SOUZA PALMEIRA
MICAELA
PROFESSOR: ADEILSON PESSOA
DISCIPLINA: COEC.98- FÍSICA EXPERIMENTAL I
Aracaju, 17/07/2018
Paquímetro e Micrômetro
- Introdução
As medições acompanham a humanidade desde a formação da sociedade inteligente. Na antiguidade, cada local tinha seu sistema de medição próprio, porém com as relações principalmente comerciais foi preciso criar o sistema internacional de medida, já que assim independente do local não haverá erros na aferição de um objeto.
À medida que se precisa de medições mais exatas e precisas, o método de examinar e os instrumentos são substituídos a fim de encontrar tais medidas. Por exemplo, quando decidimos medir um objeto com uma melhor precisão, ou seja, com décimos e centésimos, tomar medidas com uma simples régua seria inviável. Por isso, têm-se instrumentos mais adequados à essa prática, tais como o paquímetro e o micrômetro.
Uma vez que cada instrumento citado tem sua função, a exemplo da capacidade de medir com taxa de inexatidão quase nula a espessura dos objetos atravé do micrômetro, e a funcionabilidade do paquímetro como uma régua extremamente precisa, que pode medir espessura, largura, diâmetro e altura de pequenas proporções.
Neste trabalho iremos apresentar o uso do paquímetro e micrômetro para finalidades distintas, e exibir os resultados através da média das medidas, do erro de medição e do desvio padrão.
- Objetivos
Geral
- Realizar o uso do paquímetro e do micrômetro para identificar o seu funcionamento e analisar suas particularidades.
Específicos
- Coletar medidas que designarão o tamanho dos objetos, a partir do manuseio dos equipamentos (paquímetro e micrômetro), a fim analisar os desvios, médias e incertezas da medição de tais objetos destacando a precisão de cada um deles;
- Manipular corretamente os dados para obtenção de resultados experimentais.
- Fundamentos
- Paquímetro
O paquímetro serve para obter medidas internas, externas e de profundidade. Seu histórico remonta épocas distantes da civilização grega, do império Romano ou até mesmo da civilização chinesa, contudo a sua atual concepção foi atribuída ao americano Joseph Brown.
Ele consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre o qual desliza-se um cursor móvel que apresenta uma escala de medição denominada nônio ou vernier que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. A invenção do princípio de leituras fracionarias do paquímetro é atribuída na bibliografia a PIERRE VERNIER (1580-1637), um matemático francês que inventou a subdivisão de uma divisão de escala por comparação com uma divisão diferente, ou a PEDRO NUNES (1492-1577), um português que empregou uma régua auxiliar móvel para ler frações de divisões de uma régua principal fixa. A sua chamada precisão é especificada do corpo do instrumento, a qual se trata da menor divisão da leitura que o nônio possibilita, usualmente é 0,05.
Seus elementos são representados abaixo:
Fonte: https://www.researchgate.net/figure/305466571_fig11_Figura-47-Partes-de-um-paquimetro-universal
- Micrômetro
O micrômetro foi inventado por Jean Louis Palmer, que o apresentou pela primeira vez para requerer sua patente, e este permitia, de maneira simples, a leitura dos centésimos de milímetros. Porém com o decorrer dos anos, o mesmo foi aperfeiçoado possibilitando medições rigorosas e exatas, a exemplo da melhoria feita por Laroy S. Starrett, fundador de uma das maiores fabricas de ferramentas do mercado mundial.
Entre seus objetivos tem como o principal a capacidade de verificar medidas lineares quando a medição requer aproximação de centésimos de milímetro, segundo nota oficial da Starrett, uma das maiores produtoras desse produto no mundo como já citado.
Ele é composto por um parafuso micrométrico e obtém resultados mais precisos do que o paquímetro, uma vez que efetua medições com milésimos do milímetro, tornando sua resolução igual a 0,01 mm (micrômetro usual). Suas partes típicas são apresentadas abaixo.
- Materiais
Presentes nos anexos.
- Paquímetro;
- Micrômetro;
- 1casca cilíndrica de alumínio;
- 4 fios de cabelos-1 de cada integrante do grupo.
[pic 2]
https://www.researchgate.net/figure/305466571_fig11_Figura-47-Partes-de-um-paquimetro-universal
[pic 3]
Fonte: http://sinop.unemat.br/site_antigo/prof/foto_p_downloads/fot_1563micuometuo_pdf.pdf
- Métodos
Com o paquímetro, foram medidos o diâmetro interno, o diâmetro externo, altura e espessura da casca cilíndrica de alumínio. Em seguida, a medição foi repetida mais 9 vezes para cada dimensão. Totalizando 10 medições, uma vez que cada integrante mediu duas vezes as 4 medidas e as duas últimas foram medidas em grupo.
Logo em seguida, foi observado, no entanto, que quando o micrômetro está “’zerado” (ou seja, na posição de giro mínimo), as esperas estavam alinhadas. Ou seja, o micrômetro estava calibrado. Logo não teríamos que adicionar nem subtrair valores dos dados colhidos. Após essa conferência o micrômetro foi utilizado para medir a espessura dos fios de cabelo, uma vez que ele é o instrumento mais preciso e o fio do cabelo tem uma espessura muito fina. Da mesma maneira do cano cilíndrico, o procedimento totalizou 10 medições da espessura de cada fio, uma vez que cada integrante mediu 2 vezes os 4 fios de todos e as duas últimas medidas foram obtidas pelo grupo.
...