INTEGRAÇÃO DO CONTEÚDO NAS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM CONTABILIDADE ADMINISTRATIVA, FISCAL E ESTATÍSTICA
Trabalho acadêmico: INTEGRAÇÃO DO CONTEÚDO NAS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM CONTABILIDADE ADMINISTRATIVA, FISCAL E ESTATÍSTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: TBaader • 18/9/2014 • Trabalho acadêmico • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 314 Visualizações
TRABALHO DE INTEGRAÇÃO DOS CONTEÚDOS NAS DISCIPLINAS DE ADMINISTRAÇÃO E EMPREENDEDORISMO, TÉCNICAS DE PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA E ESTATÍSTICA.
1 INTRODUÇÃO
A construção do conhecimento é uma realização humana possível porque ela é uma decorrência de uma atividade que se chama pesquisa. Podemos constatar isso analisando a história da humanidade em geral como também a história de cada um de nós em particular. Ao que sabemos, desde o período das cavernas até os dias de hoje, o ser humano agrega conhecimentos que resultam de suas pesquisas. Assim também nós em particular, desde a nossa infância acumulamos conhecimentos frutos de nossas experiências cotidianas. Mas o que significa pesquisar? De que princípios e conceitos deve-se partir para explicar este procedimento? Que características pode-se apontar que define o pesquisador?
A palavra pesquisa tem origem na língua latina e quer dizer buscar, investigar, reunir elementos que nos permitam explicar fatos e fenômenos que mais propriamente devem ser entendidos como problemas que sentimos em nosso cotidiano. Nossas angústias e insatisfações são o chão de onde brotam as pesquisas. Pesquisar, conforme os dicionários da língua portuguesa, quer dizer: investigar, diligenciar, argüir, indagar. Perquerir é um termo que, em nossa língua, está diretamente relacionada com pesquisa.
Por isso todo o pesquisador é alguém que não possui resposta previa para um determinado problema. O pesquisador é alguém que trabalha em sua investigação prestando atenção para encontrar os indícios capazes de provar sua idéia. Na verdade todos nasceram com a tendência para realizar pesquisas. Nossas vidas, o ambiente de trabalho, a sala de aula, tudo se constitui como que um laboratório, ou num campo de observação. Sentindo-nos descontentes, insatisfeitos ou mesmo ameaçados, procuramos a atitude da pesquisa para encontrar as respostas que venham suprir a nossa falta de conhecimento. Enfim, a pesquisa deve ser entendida como uma atividade planejada, que parte de um problema claramente exposto e termina, após a investigação, num resultado nem sempre esperado.
2 JUSTIFICATIVA
Novos paradigmas emergem e muitas vezes não nos damos conta. As novas tendências percebidas terão de se adaptar a novas perspectivas, com a formação e a informação de empresários preparados para novas alternativas de trabalho. Com a falta de emprego cada vez maior, é necessário habilitar profissionais criativos, dinâmicos e mais conscientes para enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais escasso.
O curso de Administração, assim como os demais, exige uma nova visão do saber. O acadêmico deve aprender a viver a Universidade e sentir vontade de ali estar desenvolvendo conhecimento que atende suas necessidades como pessoa humana dentro de um mercado dinâmico e competitivo. A nova Universidade será aquela que terá como meta principal, a unificação do saber, a interdisciplinaridade dos conteúdos exigidos pelo curso, sedimentados na história de vida de cada acadêmico, unindo teoria e prática vivenciada e socializada.
A orientação básica da pesquisa que será desenvolvida com os acadêmicos da III fase do Curso de Administração será o intercâmbio entre as disciplinas: Administração e Empreendedorismo, Técnicas de Pesquisa em Administração, Contabilidade Tributária e Estatística. O trabalho será realizado nas turmas da III fase do Curso de Administração. É intenção dos professores das referidas disciplinas, a realização de um trabalho participativo envolvendo Empresas, Universidade, Professores e Acadêmicos do referido curso.
O trabalho de integração de conteúdos terá como escopo levar a termo a produção de uma pesquisa científica, onde serão documentadas todas as experiências, aspectos vivenciados de forma teórica e prática. A prática que compreende a vivência dos acadêmicos numa determinada organização seja como empregado ou mesmo como observador e a teoria que é transmitida em sala de aula conforme as ementas e planos de ensino devidamente apresentados pelos professores.
3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho de pesquisa, envolvendo o conteúdo das disciplinas, Administração e Empreendedorismo, Técnicas de Pesquisa em Administração, Contabilidade Tributária e Estatística.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Este trabalho de pesquisa tem como objetivos específicos:
- Identificar a teoria com a prática empresarial.
- Despertar o interesse pela pesquisa.
- Desenvolver a unidade dos trabalhos de pesquisa na graduação.
- Integrar professores e acadêmicos no aprender a aprender.
- Proporcionar aos professores e acadêmicos o intercâmbio de suas experiências e vivências.
- Formar gestores e empreendedores com visão crítica.
4 PROPOSTA
Apresentação do trabalho de pesquisa, envolvendo as quatro disciplinas mencionadas no objetivo geral. O tema central do trabalho interdisciplinar será a disciplina “Administração e Empreendedorismo”, envolvendo os conteúdos da mesma, identificando uma situação problema. A situação problema será: Qual a aplicabilidade das disciplinas que integram o Interdisciplinar no cotidiano da empresa alvo da pesquisa?
O trabalho a ser desenvolvido, deverá seguir a estrutura da disciplina de Técnicas de Pesquisa, observando a metodologia do trabalho acadêmico. Os professores envolvidos darão acompanhamento aos alunos durante o desenvolvimento dos trabalhos visando solucionar os problemas de aprendizagem assim que os mesmos se manifestarem.
Ao Professor de Administração e Empreendedorismo cabe desenvolver os conteúdos teóricos e orientar em relação aos levantamentos das informações práticas a serem trabalhadas, envolvendo teoria e prática.
Ao Professor de Técnicas de Pesquisa cabe desenvolver os conteúdos teóricos e orientar em relação aos procedimentos científicos na Pesquisa e normas da ABNT.
Ao Professor de Contabilidade Tributária cabe orientar os alunos na escolha de informações contábeis que possam ser desenvolvidos na pesquisa a ser feita pelos acadêmicos.
Ao Professor de Estatística cabe orientar os alunos quanto a utilização
...