INteligencia
Ensaio: INteligencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: harmonia40 • 21/9/2014 • Ensaio • 493 Palavras (2 Páginas) • 327 Visualizações
Com a aplicação deste porfólio tivemos o aprofundamento em um quesito muito importante no processo de compra de um produto e de venda, ou seja, percebemos que a motivação é um dos grandes pilares para influenciar alguém a comprar determinado produto, pois a partir dela é possível mexer com as emoções e afeto daqueles que procuram consumir algo e por muitas vezes podem acabar deixando o racional em segundo plano.
Um ponto principal que pude analisar neste porfólio foi que a motivação é algo que não pode ser implantada nas pessoas, pois é algo que vem do interior de cada pessoa, sendo assim, podemos trabalhar em cima disso para que as pessoas possam pensar e analisar, e partir do que foi oferecido procuramos instiga-lás e a se sentirem motivadas, ou seja, leva-las a agir.
Ao começar a trabalhar o tema prosposto para a matéria de estudo do comportamento do consumidor, reparamos que o case oferecido para apresentação da proposta deixa bem explícito que para chegarmos a motivação é preciso análisar diagnosticar as necessidadess que cada um possui, e sabermos se o que o consumidor vai adquirir não é apenas uma quantidade de um bem ou serviço que eles desejam ter por um preço definido.
O principal ponto que mais instigo neste trabalho foi ao usarmos as sugestões oferecidas para trabalharmos a necessidade que gira em torno delas e as transformar em desejos, e após todo este processo motivar os consumidores a comprar aquele produto, ou seja, ao falarmos de furadeira a motivação para sua compra poderia ser necessidade, mas poderia também ser um simples desejos de se ter em casa, pois caso exista necessidade de uso, o produto estará lá pronto para realizar determinada tarefa.
A partir destes pontos percebemos que existem dois tipos de necessidades, sendo elas primárias e as secundárias, aonde uma trabalha com a razão, pois leva seus consumidores adquirir os produtos de acordo com o que precisam e suas condições, enquanto a outra produz o desejo e a motivação que eu chamo de instantânea, pois enquanto a pessoa não comprar determinado produto não conseguirá ter seu grau de satisfação elevado; mas logo após a compra percebe que não tinha a necessidade, mas graça a forte influência sofrida e por ter deixado que isso ultrapasse seu psicológico, ela acabou aderindo o lado emocional e esquecendo se haveria uma real razão do que estava consumindo.
Sendo assim, pode se concluir que este trabalho procurou mostrar a tão forte influência que temos sobres os fatores internos e externos, e que o comportamento do consumidor pode está baseado nisso, pois a partir da motivação um fator interno existente pode acabar nos pressionando e levando a agir.
São vários os fatores internos e externos que influenciam o processo de tomada de decisão de compra dos consumidores (KENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000; CHURCHILL; PETER, 2000; SCHIFFMAN, KANUK, 2000; SOLOMON, 2002; KOTLER, KELLER, 2006).
Solomon (2002), Schiffman e Kanuk (2000) compreendem que o indivíduo, como consumidor, sofre influências psicológicas, pessoais, sociais e culturais.
...