Identificando Oportunidades
Monografias: Identificando Oportunidades. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joana.93 • 10/9/2013 • 825 Palavras (4 Páginas) • 552 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
A atividade empreendedora envolve identificar oportunidades dentro do sistema econômico. O empreendedor percebe o que cliente necessita e, em seguida, diferencia o produto ou serviço para ele, como podemos observar na figura 1.
Figura 1. – Identificando oportunidades
Fonte: Empreendedorismo, Inovação, Incubação de Empresas e a Lei de Inovação
As idéias estão seguindo a economia, as idéias estão enriquecendo as pessoas e acima de tudo as idéias estão mudando o mundo. Logo, mesmo que o indivíduo não tenha a menor percepção de como organizar a produção de idéias, uma coisa está clara: se conseguir que as pessoas aceitem, adorem e cultivem suas idéias, o promotor das idéias será um vencedor. Ganhará reconhecimento, poder e mudará o mundo.
Uma idéia parada não vale nada, mas uma idéia em movimento sim, que cresce e contamina todos os que entram em contato com ela.
Uma idéia contagiante começa com um manifesto de idéia, um ensaio, lógico e poderoso, que reúne uma série de idéias existentes e as transformam em uma idéia nova e mais ampla, mais unificada e atraente. Às vezes esse manifesto assume o formato de um ensaio escrito. Também pode ser uma imagem, uma canção, um produto ou um processo eficiente e eficaz.
O meio não importa o que importa é a mensagem. Se for capaz de utilizar seu manifesto para mudar a forma de pensar, falar e agir das pessoas, o empreendedor terá criado algo de valor.
É preciso entender que o consumidor já não está interessado em comprar um produto/serviço. Na verdade, o produto/serviço não passa de um artefato, em volta do qual acontecem experiências:
a) Quais são os nossos clientes?
b) O que eles valorizam?
c)Como eles podem acessar nossos produtos/serviços?
Mais ainda: os clientes não mostram grande vontade de aceitar experiências engendradas pelas empresas. Querem, cada vez mais, dar forma às experiências.
Qualquer empresa sem estratégia, simplesmente, corre o risco de se transformar numa folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência. A única forma de prosperar no longo prazo é perceber de que forma ela pode ser diferente das outras empresas. As capacidades gerenciais são diferentes das capacidades empreendedoras.
O empreendedor preenche as deficiências do mercado com a oferta de novos produtos e serviços. O empreendimento envolve as “atividades necessárias para criar ou continuar uma empresa onde os mercados ainda não estejam bem estabelecidos ou definidos claramente e/ou em que parte relevante da função de produção não está completamente conhecida ou estabelecida”.
O empreendedor reconhece e age em cima das oportunidades do mercado. É essencialmente um inovador, envolve-se com a criação de organizações novas. Empreendedorismo “é o processo de identificar, de desenvolver e de trazer uma visão à vida. A visão pode ser uma idéia inovadora, uma oportunidade, ou simplesmente uma maneira melhor de fazer algo.”
“O resultado final deste processo é a criação de algo novo correndo todo o risco, dado a forma sob circunstâncias do risco e da incerteza considerável”. Todos os seres humanos têm uma área da vida na qual é especial, seja no campo das competências intelectuais, seja na área das emoções – e por isso
...