Identificação Tátil Dos Solos
Trabalho Universitário: Identificação Tátil Dos Solos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: drigoneo • 18/11/2014 • 1.020 Palavras (5 Páginas) • 581 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS
Câmpus Pouso Alegre
Rodrigo Barboza Guimarães
Identificação Visual e Tátil dos Solos
Pouso Alegre
2014
Identificação visual e tátil.
O solo é um material heterogêneo pois nenhum processo de controle ocorre durante a sua formação. Devido a essa característica é que se pode afirmar serem os solos materiais pontualmente diferentes, originando disso a importância dos resultados de ensaios, tanto in situ quanto em laboratório.
Os ensaios in situ e em laboratório apresentam, cada um deles, vantagens e desvantagens. Em um ensaio in situ, o resultado leva em consideração as características estruturais do solo, suas eventuais descontinuidades, o que pode não acontecer em um ensaio de laboratório em face das dimensões reduzidas dos corpos de prova. No laboratório pode-se ter um maior controle das condições limites do ensaio, do material e da precisão das medidas realizadas, além da possibilidade de se repetir aqueles ensaios cujos resultados forem considerados não satisfatórios.
Um método barato e prático de identificação de solo é o procedimento visual e tátil. Sem utilização de equipamentos, é de grande importante para a engenharia geotécnica, pois poderá ser realizado in situ sem necessidade de instalações de um laboratório. Tal análise agrupa solos com características semelhantes permitindo definir o tipo e número de ensaios necessários a sua caracterização de um modo mais correto.
Estes testes são simples e rudimentares, entretanto, nos trazem informações importantes e devem ser feitos com critério.
Além da identificação do solo, devem-se apresentar informações suplementares, sempre que possível, quanto as características geológicas, pedológicas e termos regionais usados na área em estudo, bem como, a presença de materiais não pertencentes ao solo, existência de vazios macroscópicos, raízes, etc. (1)
Estes ensaios tem por objetivo classificar as amostras em tipos de solos finos ou grossos, de acordo com os resultados obtidos no teste visual e táctil.
Resultados:
Foram analisadas10 amostras classificadas como “de amostra 1amostra10”. Os resultados anotados em laboratório foram:
Teste visual e tátil
Misturando-se uma pequena quantidade de solo com água, sabe-se que:
• as areias são ásperas ao tato, apresentam partículas visíveis a olho nu e permitem muitas vezes o reconhecimento de minerais;
• o silte é menos áspero do que a areia, mas perceptível ao tato. Entre siltes grossos e areia fina, a distinção é praticamente impossível, a não ser com o auxílio de outros testes;
• as argilas, quando misturadas com água e trabalhadas entre os dedos, apresentam uma semelhança com pasta de sabão escorregadia; quando secas, os grãos finos das argilas, proporcionam ao tato, a sensação de farinha.
Teste de sujar as mãos
Faz-se uma pasta de solo com água e esfrega-se na palma das mãos, colocando-se, em seguida, sob água corrente:
• o solo mais arenoso lava-se facilmente, isto é, os grãos de areia limpam-se rapidamente das mãos;
• o solo mais siltoso só se limpa depois que bastante água correu sobre as mãos, sendo necessário sempre alguma fricção para a limpeza total;
• o solo mais argiloso distingue-se pela dificuldade de se desprender da palma das mãos, porque os grãos, muito finos, impregnam-se na pele, sendo necessário friccionar vigorosamente para a palma da mão se ver livre da pasta.
Teste de desagregação do solo submerso
Coloca-se um torrão de solo em um recipiente contendo água, sem deixar o torrão imerso por
completo. A desagregação da amostra é rápida quando os solos são siltosos e lenta quando os solos são argilosos.
Teste de resistência do solo seco
Uma amostra de solo seco agregado pode apresentar grande, média ou nenhuma resistência,quando se tenta desfazê-la entre os dedos. Isso indica, respectivamente, uma grande coesão, dos solos argilosos; pouca coesão para os solos
...